São Domingos do Norte e Santa Teresa ainda não pagam piso para agentes de saúde e de endemias

Mesmo com a implementação da Emenda Constitucional 120/2022, aprovada no primeiro semestre deste ano, oito municípios capixabas ainda não pagam o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias. São eles: São Domingos do Norte, Santa Teresa, Vitória, Águia Branca, Nova Venécia, Ibiraçu, Piúma e Venda Nova do Imigrante.

O coordenador da pasta de Assuntos Municipais do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Espírito Santo, Alberto dos Santos Nogueira, informa, porém, que é possível que haja mais municípios com a mesma pendência, pois o levantamento é realizado pela entidade.

Por meio da PEC 9/2022, os trabalhadores conquistaram um piso salarial de R$ 2.424. O Sindsaúde tem entrado em contato com as gestões municipais que ainda não pagam esse valor para reivindicar que o façam.

No caso de São Domingos do Norte, o argumento é de que há um problema cadastral, com insuficiência de informações, que impossibilita o Ministério da Saúde de repassar recursos para o pagamento do piso, mas que a situação já está sendo resolvida. Alguns municípios alegam que é preciso aprovar projeto de lei na Câmara Municipal.

ES FALA: imagem ilustrativa/crédito redes sociais

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido