Cartório Eleitoral de Colatina recomenda levar a tradicional “colinha” no dia da eleição

O eleitor que vai votar no próximo dia 2 de outubro deve ter tranquilidade, pois a votação começa às 8h e termina às 17h. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta também ao eleitor que já tem candidato a levar uma “colinha”.

Segundo Raquel Venturin Linhalis, funcionária há 14 anos do Cartório Eleitoral de Colatina, existe uma “colinha”, cujo folheto com espaço para preencher os números dos candidatos está disponível para impressão na página do TRE-ES. O uso da cola no dia do pleito, segundo Raquel, torna mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, além de contribuir para reduzir as filas de votação. Com expectativa de uma votação lenta no dia 2 de outubro, Raquel recomenda que as pessoas não deixem para votar na última hora e sugeriu que o melhor horário para se votar é pela manhã. Raquel também lembra que quem estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição, pode justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título ou comparecer pessoalmente no local de votação, levando o título e um documento com foto.

A funcionária do cartório finalizou dizendo que todas as urnas terão teclado em braile, um intérprete de Libras(Língua Brasileira de Sinais) e fones de ouvido para eleitores surdos e com deficiência visual.

Eleitores com deficiência

O Brasil tem cerca de 156 milhões de eleitores. Desse total, 1,2 milhão são pessoas com algum tipo de deficiência. Números como esses reforçam a necessidade de uma democracia cada vez mais inclusiva, que enalteça a diversidade, fortaleça a cidadania e garanta o acesso de todas as pessoas ao exercício do voto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido