Rompimento de barragem em Baunilha atrapalha obra e BR 259 fica sem previsão de liberação, em Colatina

Não há previsão de liberação da BR-259, no Distrito de Baunilha, em Colatina. O trecho está totalmente interditado por conta de uma erosão que causou o desmoronamento de parte do acostamento dos dois lados da via. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), as condições climáticas são desfavoráveis e a água de uma barragem que rompeu na região dificultam o início das obras no local.

A situação da rodovia é uma das consequências das fortes chuvas que atingiram o Estado.

ROMPIMENTO DA BARRAGEM 

O vazamento da água da barragem fez o nível do Rio Baunilha subir mais de dois metros e 25 pessoas que moram na parte mais baixa da localidade tiveram que deixar suas casas. Na manhã desta segunda-feira (5), o nível da água da barragem já havia diminuído e os moradores puderam voltar para as suas residências.

O Dnit informou que os trabalhos foram afetados por conta do rompimento da barragem. Por isso, até o momento, as equipes da autarquia fizeram apenas o serviço de sinalização, obstrução da via e avaliação.

REGISTRO 

Segundo o veículo de comunicação A Gazeta, a Agência Estadual de Recursos Hídricos informou que a barragem em questão não tem outorga registrada na Agerh, nem está registrada no Cadastro de Segurança de Barragens da agência.

Equipes da Agerh, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Idaf), vão sobrevoar a área nesta tarde de segunda-feira (5) para avaliar a situação do local, já há outras barragens acima desta que precisam ser monitoradas.   

ROTA ALTERNATIVA

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sugere algumas rotas alternativas, já que o bloqueio se dá entre o Posto Baunilha, no final do reta, e a Curva do Cassani, próximo à entrada de Maria Ortiz, em Colatina.

O motorista que deixar o Noroeste em direção a João Neiva ou Grande Vitória, pode utilizar a ES-080 – rodovia que liga Colatina a São Roque do Canaã – na Altura do km 56, ao chegar o trevo de Boapaba, seguir para Povoação de Baunilha, pela ES-357. Assim, o motorista conseguirá voltar para BR 259 e prosseguir viagem. 

ES FALA: informação A Gazeta

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido