Censo Demográfico 2022 continuará em Colatina no próximo ano

Previsto para ser concluído até o fim deste ano, o Censo demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terá que ser concluído em 2023 em Colatina. A informação foi confirmada nesta segunda-feira(19) ao Portal de Notícias ES Fala pelo coordenador do IBGE da área de Colatina, Daniel Aniceto de Souza da Silva. No âmbito nacional, a coleta também não será encerrada neste ano e ficará para 2023.

Conforme o coordenador, em muitos bairros da cidade foi concluída a coleta do Censo, mas a zona rural é onde o trabalho continua sendo mais difícil para os recenseadores.

“A princípio, a coleta continua, ainda sem prazo determinado. Estamos aguardando a direção do IBGE no Rio de Janeiro, onde fica a sede do órgão, definir o calendário. Ao todo contamos com aproximadamente 42 recenseadores em Colatina”, afirmou.

O coordenador ainda informou que em Colatina já foram coletados dados de mais de 80% dos moradores.

DADOS PRELIMINARES

O IBGE vai entregar  dados preliminares do Censo 2022 ao Tribunal de Contas da União(TCU) no dia 26 deste mês, mas, por causa do atraso na coleta das informações, os trabalhos vão se estender até janeiro do ano que vem. 

TAXA DE RECUSA

Um dos problemas enfrentados para a conclusão do Censo 2022 é a taxa de recusa em responder aos questionários, que atingiu cerca de 2,59% dos domicílios, percentual que o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo,  tem intenção de reduzir até o fim da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência. De acordo com Azeredo, houve muita recusa em áreas com rendas mais altas e foi preciso fazer um trabalho junto aos síndicos para facilitar o trabalho dos recenseadores.

CONTRATAÇÃO

Outra dificuldade enfrentada para a realização do Censo é a contratação de recenseadores, especialmente, segundo o diretor, nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mesmo com o aumento da remuneração, considerada baixa no início dos trabalhos, o problema continuou. Azeredo afirmou que foi necessária a edição de medidas provisórias alterando inclusive os critérios de possibilidades de contratações.

IDENTIFICAÇÃO

O instituto lembrou que os recenseadores se apresentam sempre uniformizados com o colete do órgão, boné do Censo, crachá de identificação e o dispositivo móvel de coleta. É possível confirmar a identidade  do agente no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800-721-8181.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido