Eleitores de Colatina podem quitar multas eleitorais via Pix diretamente no cartório

O pagamento instantâneo via Pix agora pode ser utilizado para a quitação de multas eleitorais diretamente nos cartórios e centrais de atendimento. Para isso, o eleitor deve usar o celular para fazer a leitura do QR Code que será gerado no ato do atendimento, informa o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

O pagamento por Pix garante ao eleitor a quitação imediata no ato do atendimento. Quando é utilizada a Guia de Recolhimento da União para pagar a multa, é necessário que a pessoa se dirija ao banco para fazer o pagamento, volte ao cartório com o comprovante e, somente então, poderá receber a certidão de quitação.

Segundo Nummila Renata Baiôco Ribeiro, chefe do Cartório Eleitoral de Colatina, a novidade tem como objetivo principal dar mais agilidade e facilitar a regularização da situação eleitoral de pessoas que tenham algum débito com a Justiça Eleitoral. 

Após o recesso do Judiciário, que ocorreu de 20 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, o Cartório Eleitoral de Colatina, localizado no bairro Maria das Graças, voltou a atender o público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

REGULARIZAÇÃO ELEITORAL

A Justiça Eleitoral oferece diversas formas de pagamento para quitar eventuais débitos sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral ou a uma agência bancária. As multas eleitorais podem ser consultadas na página “Pagamento de multas” no site do TRE, atendimento on-line na página do TSE ou pelo sistema Título Net.

Desde setembro de 2021, eleitores de todo o país já podem realizar o pagamento de multas eleitorais via Pix ou por cartão de crédito, diretamente nos sites do TSE e TREs, por meio do Pag Tesouro, uma plataforma de recolhimento de valores ao Tesouro Nacional.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido