Conheça as duas cidades da região que registraram alto índice de incidência de casos de dengue

O número de casos de dengue, que na primeira semana de janeiro colocou o Estado em alerta, registrou um novo crescimento. Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o Espírito Santo acumulou 3.613 casos notificados entre o dia 1º e 14 deste mês, o equivalente a uma média de 258 casos por dia na primeira quinzena do ano. 

Na primeira semana do ano, foram 1.568 notificações, um número maior do que o registrado no período anterior, ainda em dezembro. Na segunda semana do ano, entre 8 e 14 de janeiro, os casos de dengue subiram ainda mais: 2.045. O total de 3.613 casos notificados reúne os dados de todas as cidades do Estado em um período de duas semanas. 

No último dia 16, em coletiva de imprensa, o subsecretário de vigilância de saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, alertou para o crescimento da doença.

“Nossa dengue aumenta nesse período do ano. Com a dengue, o Aedes Aegypti passou a transmitir também Chikungunya e Zika. Essas três doenças, de fato, já neste verão, apontaram para um crescimento que nós estamos acompanhando. Nossas equipes se localizam tanto centralmente, como também nas regiões e saúde, e monitoram o número de casos que os municípios estão registrando”, diz.

CIDADES

A média dos dados aponta que o Estado tem uma incidência de 88,9 casos por 100 mil habitantes, o que é considerado baixo pelo Ministério da Saúde. O cálculo, no entanto, pode esconder a situação de cinco municípios capixabas que estão com números muito acima do restante. Entre os municípios estão São Roque do Canaã, que faz divisa com Colatina, e a cidade de Santa Teresa, onde vários colatinenses possuem residências ou sítios.

A conta matemática para avaliar o risco de cada cidade contabiliza os números das últimas quatro semanas: as duas últimas de 2022 e as duas primeiras de janeiro de 2023, Os quatro números são somados. Caso o total fique abaixo de 100, a incidência é considerada baixa. Se o número ficar entre 100 e 300, a incidência é considerada média. Mas, caso o total da soma ultrapasse 300, a incidência é considerada alta. 

Na região, a cidade de São Roque do Canaã, registrou alta incidência de casos nas últimas 4 semanas. Um total de 2.878 casos, ocupando o segundo lugar em todo o Estado.. Já o município de Santa Teresa registrou 468 casos, ocupando o quinto lugar no Estado.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido