Alerta para os motoristas de Colatina e região que usam insulfilm no carro

Seja por proteção do sol ou segurança do carro, as películas automotivas, conhecidas popularmente por insulfilm, tem grande adesão no Brasil. Recentemente, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) atualizou as regras para uso do insulfilm em veículos, que já estão em vigor e o descumprimento pode gerar multa.

Entre as mudanças estabelecidas, o órgão atualizou o percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película, passando de 75% para 70%, independente da cor do material.

Conforme o Contran, a regra serve para as principais áreas que fazem parte da visão do motorista, como o pára-brisas. No caso dos vidros traseiros, o mínimo permitido continua sendo de 28%.

Além disso, outra mudança é em relação a proibição de manter películas de insulfilm com bolhas. Com relação a isso, a proibição é também para os vidros laterais dianteiros e pára-brisas. A justificativa é que as bolhas podem comprometer a visão dos motoristas, aumentando riscos de acidentes. Quem desrespeitar as novas regras comete infração grave, recebe multa no valor de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do carro para regularização.

Em Colatina, proprietários de lojas de acessórios para veículos confirmaram que mesmo com as regras do Contran, muitos motoristas fazem questão do insulfilm mais escuro. 

Apesar dos condutores saberem da ilegalidade e andar irregular, vários deles colocam a película por segurança, evitando assim que estranhos consigam ver o interior do veículo e os pertences pessoais existentes.

Além disso, o insulfilm também é bastante utilizado para quem quer se proteger do sol, visto que a película barra o sol e protege o condutor e passageiros.

ES FALA: imagem ilustrativa/crédito Karvi

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido