Procon de Colatina orienta sobre bloqueio de ligações de telemarketing indesejadas

Milhares de pessoas são incomodadas diariamente pelas chamadas de operadoras de telefonia, bancos ou empresas que oferecem inúmeros serviços via linha telefônica. Há casos em que as pessoas passam o dia com o telefone no modo silencioso ou até mesmo desligado para evitar as ligações indesejadas.

Pensando em ajudar esse público, a ANATEL(Agência Nacional de Telecomunicações) criou há algum tempo a plataforma “Não me perturbe”, que tem ajudado muitas pessoas cadastradas a não serem incomodadas mais pelas chamadas insistentes.

Em entrevista ao Portal de Notícias ES Fala, o coordenador do Procon Municipal de Colatina, Alcenir Coutinho, falou sobre o assunto.

Portal de Notícias ES Fala: Como funciona a plataforma que barra as ligações?

ALCENIR COUTINHO – “A plataforma “Não me perturbe” funciona como um cadastro para solicitar o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações, tais como, telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e internet, das prestadoras participantes e de operações de consignado, como empréstimo consignado e cartão de crédito consignado”.

Portal de Notícias ES Fala: Como as pessoas podem se resguardar com ela?

ALCENIR COUTINHO – “Os consumidores devem ficar atentos às ligações. Caso identifiquem o golpe, desligar o telefone imediatamente, não confirmando seus dados pessoais. Por fim, é importante registrar a reclamação no site “Não me perturbe” e fazer os bloqueios desses números”.

Portal de Notícias ES Fala: De que forma as empresas podem oferecer seus produtos caso a plataforma da Anatel tenha muitos cadastros?

ALCENIR COUTINHO – “As empresas podem entrar em contato com o consumidor quando o mesmo fornecer os seus dados telefônicos em cadastro em plataformas das empresas e também por meio de e-mails”.

Portal de Notícias ES Fala: Como os consumidores que, mesmo inscritos na plataforma “Não me perturbe”, podem proceder se continuarem a receber essas ligações de empresas?

ALCENIR COUTINHO – “A plataforma disponibiliza um formulário de contato para que o consumidor possa notificar uma empresa participante caso identifique qualquer falha no cumprimento dos compromissos do “Não me perturbe”. Ele receberá uma resposta em até cinco dias úteis”.

Para saber mais informações ou se cadastrar, acesse www.naomeperturbe.com.br. Para reclamações ou denúncias, ligue na Anatel no telefone 1331.

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