Governo Federal quer desestatizar parte da BR 259, que passa por João Neiva, Colatina e Baixo Guandu no ES

O governo federal quer desestatizar trechos de rodovias que cortam o Espírito Santo. O edital de licitação foi lançado nesta segunda-feira (27) e publicado no Diário Oficial da União. 

Trata-se de um projeto de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de partes das BRs 101, 262 e 259, que passa por João Neiva, Colatina e Baixo Guandu no ES, englobando alcance no Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. 

A concessão ocorre quando o governo (seja ele municipal, estadual ou federal) transfere a um terceiro (normalmente uma empresa privada) o direito de realizar e explorar algo que normalmente seria de sua responsabilidade. 

A diferença de uma privatização é que, nesta, ocorre uma venda definitiva, enquanto em concessões ocorre uma transferência temporária de um direito de exploração.

As empresas interessadas já podem encaminhar propostas de estudos. A extensão total das estradas é de 947,6 km. A maior delas é a BR-101, que liga o estado de Norte a Sul.

Entre os nove trechos contidos no estudo estão, na BR-259, entroncamentos em João Neiva com a divisa do Espírito Santo e Minas Gerais, na BR-101, o trecho entre o entroncamento do início ao final do contorno de Iconha, além de trechos da rodovia nas divisas do Rio de Janeiro e da Bahia.

VEJA OS TRECHOS

Rodovia BR-259/ES: Entroncamento BR-101 (João Neiva) a Divisa ES/MG

Rodovia BR-259/MG: Divisa ES/MG ao Entroncamento BR-116/451

7 respostas

  1. Fazer o L em forma de arma. Porque eu não sei quem iludiu vocês de que nesses 4 anos passados,o Brasil viveu o período de Brasil maravilha… fazer o L em pé ou de qualquer forma de arma, não vai fazer diferença nenhuma. Apesar que muitas coisas melhoram no governo de Fernando Henrique e Lula e o primeiro mandato de Dilma. Daí pra frente ou antes disso, o Brasil desenvolveu bem pouco. Mas trabalhando, qualquer um consegue algo,. O problema que a maioria só quer ganhar sem fazer nada. E parece que isso nunca vai mudar.

  2. As br privatizadas recebem maior atenção na sinalização limpeza das margens alem do asfaltamento serem melhor tao reclamando de que isso se chama progresso evolução em quase todos os países de 1 mundo as br sao privatizadas

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