Bispo de Colatina, Dom Lauro reza na foz do Rio Doce, em Regência

O bispo de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, conheceu Regência, no litoral de Linhares. O local abriga a foz do Rio Doce e, portanto, recebeu, de forma trágica, a lama de rejeitos de minério que foi despejada em novembro de 2015 e após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana(MG).

Na época, Dom Lauro, que é mineiro, era padre da Arquidiocese de Mariana e acompanhou de perto o drama vivido especialmente no distrito de Bento Rodrigues, que foi atingido em cheio pela lama, tirando a vida de 20 pessoas.

Ao se deparar com o mar de Regência, Dom Lauro sentiu a necessidade de rezar. “Essa situação toda mostrou o que faz o pecado concretamente na sociedade: a destruição da criação de Deus, da harmonia, das relações fraternas, da relação com a natureza e com o meio ambiente”, refletiu o bispo.

Na ocasião, Dom Lauro visitou a igrejinha local e almoçou com membros da comunidade.

ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA

De 11 a 18 de junho, a Diocese de Colatina sediará a 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Com o tema Bacia do Rio Doce: nossa Casa Comum e o lema No princípio, o espírito pairava sobre as águas, a romaria pretende ser um processo de conscientização, mobilização e participação das comunidades de fé e de toda a  sociedade, no sentido de olhar a vida humana e o planeta dentro de uma mística de cuidado e fraternidade.

Para Dom Lauro, é preciso “agir com os pés na terra e ter um olhar no céu”. Nesse sentido, a romaria será uma ocasião concreta de promover a paz, a justiça e o amor”. Será uma oportunidade de reconciliação para que tenhamos um mundo diferente, de harmonia com toda a criação de Deus”.

BISPO CELEBRA  NA IGREJINHA VELHA

Aproveitando sua passagem por Linhares, dom Lauro foi até a sede do município onde celebrou missa na igrejinha velha, como é conhecida a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, o templo mais antigo da cidade. A celebração não foi programada. Com a igreja aberta, algumas pessoas perceberam a movimentação, entraram e participaram da missa com o bispo.A missa contou também com a presença do pároco local, padre Devaldo  Lorenzutti, e do diácono Hansmiller Nunes Gonçalves Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido