Baixo Guandu, Pancas e Santa Teresa estão entre os melhores lugares para o voo livre no Estado

O Espírito Santo se tornou destino certo para quem gosta de aventura. Baixo Guandu, Vargem Alta, Castelo, Alfredo Chaves e Pancas já entraram no circuito nacional e mundial de campeonatos. No mês de março, a Rampa de Ubá, em Castelo, sediou três competições. No total, foram 350 atletas de 25 países diferentes que passaram pelo município.

Baixo Guandu, Vargem Alta, Castelo, Alfredo Chaves e Pancas recebem campeonatos nacionais e mundiais, seja de voo livre ou parapente. Esses eventos ajudam a fomentar o turismo na região e acabam movimentando a economia local.

O secretário de Turismo, Werverson Meireles, ressaltou a importância destes campeonatos para o Espírito Santo. “O Turismo de aventura é um importante produto que desenvolve ainda mais o setor no Estado. A realização destes eventos traz para cá os principais atletas do esporte e cada um deles torna-se um divulgador em potencial de nosso Estado”, disse.

VEJA LISTA

Rampa do Monjolo – Baixo Guandu

Conhecida como a “Hawaíí do Voo Livre”, a Rampa do Monjolo é referência internacional, por causa das boas condições de voo. Com 860 metros de altitude e 710 de desnível, o local fica a 20 km da sede do município de Baixo Guandu.

Por ter área ampla, várias decolagens simultâneas são possíveis. O pouso oficial é ao lado da estrada que dá acesso a rampa. Porém, o lugar oferece muitas opções de pouso em diversas direções. Para quem for voar XC, também encontrará várias opções de pousos.

A rampa tem recebido várias melhorias estruturais e o serviço de bar funciona aos domingos e feriados.

Rampa do Caravaggio – Santa Teresa

Localizada a 11 km do centro de Santa Teresa, a rampa de voo livre do Caravaggio é uma das mais populares e desafiadoras rampas de voo livre do Brasil, com cerca de 915 metros de altura e 300 metros de desnível. Situada em uma região montanhosa deslumbrante, a rampa oferece uma vista panorâmica incrível do vale, proporcionando belas memórias aos visitantes, especialmente durante o pôr do sol.

Além da paisagem de tirar o fôlego, a rampa oferece uma excelente infraestrutura com banheiros limpos, lanchonete, estacionamento, voos duplos com pilotos credenciados, grama bem cuidada e sinalização clara para orientar e manter o público seguro.

O funcionamento acontece aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Durante a alta temporada, abre também às sextas-feiras. O valor da entrada é de R$ 5,00 por pessoa, e não é permitida a entrada de alimentos ou bebidas.

Rampa Pedra da Colina – Pancas

Voo livre em Pancas

Possui 565 metros de altitude e é excelente para a prática de voo livre e contemplação do “Mar de Morros”, além de uma magnífica vista de toda a cidade.

Recebe voadores aventureiros de todo o país e mundo (franceses, canadenses, alemães, suíços, norte-americanos, portugueses, entre outras nacionalidades). Excelente local tanto para parapente, quanto para asa delta. Recebe regularmente competições de voo livre nacionais e internacionais.

Além dessa atividade de Turismo de Aventura, a cidade de Pancas também é um cenário magnífico para a prática de atividades de Motocross, jipes, caminhadas ecológicas e um ótimo lugar para quem aprecia atividades do agroturismo.

2 respostas

  1. Sou morador de Pancas, nosso lugar é o lugar mais lindo do mundo, eu considero. Lugar fantástico com uma paisagem natural pouco conhecida dos turistas, lugar encantador que deixa os visitantes encantados. Vale a pena vir conhecer.

  2. Sou piloto de parapente a 24 anos. Fui o primeiro piloto a voar em Santa Teresa em agosto de 2003. Este voo inicial foi registrado em fotos pelo dono do Sítio Canaã e pode ser visto por quem o visita. Fiz os maiores voos do local. Em outubro de 2019 fiz um voo de 124km, pousando em Jerônimo Monteiro.
    Por causa da ganância do atual proprietário não estou voando mais lá. Como se verifica na reportagem, ela é a única rampa de voo livre que o visitante tem que pagar para entrar. Os atuais proprietários não estão preocupados com a segurança dos pilotos e visitantes e sim em ganhar dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido