Prefeitura de Colatina investe em educação inclusiva na rede municipal

Um projeto da Educação Inclusiva de Colatina já colhe os frutos no avanço do desenvolvimento emocional e cognitivo dos pequenos alunos. É o projeto das Salas Sensoriais que tem objetivo de estimular os movimentos e ajudar na coordenação motora das crianças para realizar tarefas simples e necessárias no dia a dia.

Os alunos de 11 Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim) estão tendo acesso ao projeto das Salas Sensoriais, um espaço pedagógico voltado para o público de educação especial, que apresentam dificuldades motoras e de aprendizagem, entre elas, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e altas habilidades.

O atendimento aos alunos nas Salas Sensoriais hoje é feito a 103 alunos com laudos e mais de 100 sem laudos. O atendimento nas Salas funciona com o planejamento das atividades pela professora de sala de aula, um estagiário com orientação da supervisora do Centro e de uma equipe especializada, que faz todo o acompanhamento do trabalho, e sempre mantendo um diálogo permanente com as famílias dos alunos.

Os dois primeiros Centros que criaram o espaço foram o Villa Treviso e Pernalonga (bairro Maria das Graças), que montaram tudo com recursos próprios, assim como outros quatro criados no ano passado. São eles: Padre José Bertollo (Santa Terezinha), Sagrada Família (Maria Ismênia), Luísa de Marilac (Operário) e Zita Botelho de Almeida (Colúmbia).

E para melhorar o atendimento, no ano passado a Semed fez uma parceria com o Lions Clube de Colatina para montar salas novas e reestruturar as existentes. Já contam com este sistema os Centros Anjo da Guarda (Bela Vista), Marcelo Corrêa (Centro), Profª Evanilda Pimenta Barbosa (Bela Vista), Tereza Maria Rodrigues (Ayrton Senna) e Nossa Senhora Aparecida (Aparecida). Serão reestruturadas brevemente o Villa Treviso, Pernalonga e Zita Botelho de Almeida.

A intenção, com esta parceria, segundo o secretário Cidimar Andreatta, é estender o projeto aos demais Centros da rede, muito em breve beneficiando todos os alunos.

ES FALA: informação e imagem crédito Prefeitura de Colatina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido