Contagem regressiva para o Fenaviola 2023, em Colatina. A atração principal será o cantor Zeca Baleiro

Está faltando poucos dias para o 15º Fenaviola (Festival Nacional da Viola). O charmoso distrito de Itapina já respira música, cultura e muita energia para receber turistas e quem mais for curtir os três dias do festival. O Fenaviola acontece entre os dias 08 a 10 de junho e a programação completa conta com diversas atrações nacionais.

No total, 20 composições já foram selecionadas para participar da etapa competitiva do Festival. As músicas serão apresentadas pelos intérpretes na quinta, dia 8, e na sexta-feira dia 9. As músicas finalistas serão apresentadas no sábado, dia 10. As composições são todas inéditas e os músicos poderão apresentar como solo, dupla ou em banda. O vencedor vai receber R$ 7 mil, mas todos os finalistas vão receber premiação como troféu e valor em dinheiro, inclusive os melhores violeiro e intérprete. Também terá escolha do Prêmio Povo, em que o público escolhe o melhor intérprete.

A atração principal do Fenaviola 2023 será o cantor Zeca Baleiro, dono de um universo musical repleto de letras poéticas e melodias envolventes, mostrando uma diversidade sonora única, que tem tudo a ver com o evento e o lugar.

ITAPINA E SEUS ENCANTOS

Quem for a Itapina no período do Fenaviola terá a oportunidade de conhecer o lugar bucólico, que surgiu no início do século passado as margens do Rio Doce.

Itapina, que na língua dos índios Botocudos que habitaram a região é “Pedra lisa”, e era conhecida como a “Pérola do Rio Doce”, teve um passado glorioso com a cafeicultura e o garimpo de pedras preciosas entre as décadas de 1920 e 1950. Seu potencial turístico com o conjunto arquitetônico de casarões foi reconhecido pela Prefeitura no início deste século e transformado em patrimônio cultural.

O turista logo percebe o acolhimento e a hospitalidade dos moradores. Ele pode começar visitando o sítio histórico, o Museu Virgínia Tamanini (que é uma homenagem à escritora que morou no local) e a casa do seu Juca Sapateiro, onde a família ainda guarda os moldes e ferramentas utilizadas na fabricação de sapatos, móveis, luminárias, decoração e utensílios.

Também pode conhecer as duas igrejinhas, do padroeiro Santo Antonio (1929) e a de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro. Além da “Gruta de Nossa Senhora de Lourdes” e a igreja de São Carlos Barromeu, na Fazenda Binda. A “Casa da Parteira Perina Rongoni” é uma outra atração.

No roteiro da área central tem a Reserva Florestal, recuperada pela Prefeitura para preservar a nascente que abastece o local. A reserva fica numa área de 1 milhão de metros quadrados, com remanescentes da Mata Atlântica. O turista pode também conhecer a “gameleira”, árvore com idade que os moradores calculam ser da época do descobrimento do Brasil, e que ao lado dela, segundo os moradores, tem um cemitério indígena.

PROGRAMAÇÃO:

Entre as atrações, o show principal será do cantor Zeca Baleiro!

08/06 Maya Ribeiro

09/06 Show da Viola

10/06 Efrahim Maia

10/06 Zeca Baleiro

O FeNaViola acontece na praça de Itapina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido