Fundação Renova: Baixo Guandu terá nova captação de água para complementar o atendimento à população

O município de Baixo Guandu receberá uma adutora que irá compor o atual sistema de abastecimento de água na região. As obras da captação alternativa de água no rio Guandu iniciaram neste ano e cerca de 31 mil habitantes serão beneficiados com a obra.  

Atualmente, a cidade utiliza a água captada do rio Doce como fonte de abastecimento da população. Com a Adutora Rio Guandu, haverá mais uma possibilidade de captação, que será utilizada conforme definição da concessionária municipal.   

Serão investidos cerca de R$ 4 milhões nas obras realizadas pela Fundação Renova, que envolve a contratação de uma empresa local e 40 cerca de colaboradores do município para execução. A Prefeitura Municipal de Baixo Guandu e os órgãos ambientais emitiram licença para o projeto.   

“Após estudos técnicos, houve a escolha pelo rio Guandu em razão do manancial ser o mais próximo do município e ter boa vazão de água. Dessa forma, terá volume para complementar o abastecimento da cidade, caso seja necessário, e garantir mais segurança hídrica à população”, destaca Thyago Felix, gestor de projetos e obras da Fundação Renova. 

Etapas da obra  

Atualmente, a obra encontra-se na fase de execução da infraestrutura necessária à captação alternativa com execução de terraplenagem, soldas da tubulação e escavação.   

Após a finalização das obras, será realizada a etapa de comissionamento para verificar o funcionamento de todo o sistema, com análises elétricas e hidráulicas. A etapa seguinte é definida como operação assistida, quando a equipe técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu operará o sistema da adutora, com a Fundação Renova acompanhando e dando apoio ao processo.   

A última etapa será a entrega oficial pela Fundação Renova da Adutora Rio Guandu para o município e a comunidade. Após a entrega, o ente municipal assume a operação, conservação e manutenção do novo sistema. A previsão é de que a entrega ocorra até o primeiro semestre de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido