Falece Dom Geraldo Lyrio Rocha, o primeiro bispo diocesano de Colatina

Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana, primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990 a 2002), faleceu na madrugada desta quarta-feira, 26 de julho de 2023, às 00h15, na Diocese de Xingu, em Altamira, no Pará, onde se encontrava para pregar um retiro aos padres. O corpo será trasladado para Vitória  e em seguida seguirá para Mariana, MG, conforme desejo expresso por dom Geraldo. Informações sobre os horários publicaremos assim que disponíveis.

Os últimos momentos surpreenderam pela forma rápida como aconteceram. Dom Geraldo viajou para Altamira no Pará para pregar um retiro e, de maneira repentina, enquanto caminhava, caiu e fraturou o fêmur. Foi internado para o primeiro atendimento, enquanto tentava transferência para Vitória no Espírito Santo, mas sofreu uma parada cardíaca e faleceu.

Dom Geraldo morava atualmente em Ponta Formosa na Praia do Canto e atendia pedidos de dioceses para palestras formativas e retiros.

Foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória, 1° bispo de Colatina, Arcebispo de Vitória da Conquista e Arcebispo de Mariana, onde se tornou emérito e foi presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Teve grande destaque na Igreja do Brasil e na América Latina, contribuindo com seus conhecimentos, especialmente sobre Liturgia.

A Arquidiocese de Vitória, nas pessoas de dom Dario Campos, arcebispo e dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar, une-se em oração aos familiares e amigos de dom Geraldo sofrendo com a perda deste arcebispo que sempre manteve uma relação com sua arquidiocese de origem e participou dos momentos importantes de sua história.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido