Sanear contesta informação sobre a qualidade da água questionada em vídeo por vereador colatinense

O Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), expôs as explicações relacionadas ao vídeo publicado pelo vereador Ferreirinha, na sessão da Câmara Municipal de Colatina, de quarta-feira (23), sobre a qualidade da água fornecida pelo Sanear. No vídeo, o vereador alega que a água está com sedimentos, criticando a qualidade da água e pedindo resolução por parte da autarquia.

O Sanear contesta as informações do vereador. 

O QUE DIZ O AUTARQUIA: 

O mais importante aqui é destacar que o SANEAR realiza análises periódicas na saída do tratamento e na rede de distribuição para assegurar que a água que sai da estação de tratamento chegue às residências dentro dos padrões estabelecidos. Tudo isso é feito de acordo com a portaria vigente e os resultados são encaminhados à vigilância sanitária. Inclusive, a vigilância sanitária também possui um controle próprio, independente do SANEAR.

A sujeira que aparece no vídeo, trata-se de material em suspensão, que é medido através do parâmetro chamado turbidez. A portaria diz que o valor máximo permitido para turbidez é de 5,0 NTU. Na tabela abaixo estão as médias de turbidez das análises realizadas na rede de distribuição em 2023.

Mês jan/23 fev/23 mar/23 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23
Turbidez (NTU) 0,93 1,10 0,91 0,84 1,02 0,63 0,60 0,64

Pode-se notar que os valores médios estão bem abaixo do valor máximo permitido. A questão é, que mesmo após o devido tratamento, nem todo o material suspenso é removido, mas o importante é que a turbidez esteja dentro dos padrões como foi mostrado na tabela acima. Desta forma, ao se instalar um filtro pequeno, em uma escola onde o consumo de água é elevado, sendo este filtro lavado somente uma vez por mês, é de se esperar que haja este acúmulo de material retido.

Desta maneira, podemos realizar uma coleta de água na Escola Carlos Roberto Menegatti, para realizar as análises e apresentar os resultados a fim de que a situação seja esclarecida.

VEJA TODA A DOCUMENTAÇÃO:

https://colatina-es.portaltp.com.br/consultas/documentos.aspx?id=188

VEJA O VÍDEO:

ES FALA: imagem ilustrativa.

4 respostas

  1. Duvido que toma quem toma somos nós porque não dá conta de comprar água mineral e ainda temos que pagar por essa água vergonha eles insiste em dizer que a água está boa

  2. Não e só aí questa chegando água suja
    Aqui no B. Bela vista também está
    A gua falta a todo momento sem avisarem; quando retorna chega suja e barrenta.
    Moro aqui no Bela vista rua Enzo Benetti 65

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido