Altas temperaturas e chuvas favorecem ressurgimento de focos da dengue em Colatina

O município de Colatina vem registrando chuvas nesses últimos dias e elas estão sendo comemoradas pela população, pois amenizaram a temperatura elevada que estava fazendo em pleno inverno.

Mas, se por um lado elas foram motivo de alívio, do outro indicam um acessório de atenção, justamente pela combinação de água e calor favorecendo a proliferação do mosquito da dengue. O Aedes Aegypti gosta das oscilações entre os dias quentes e chuvosos e não precisa de muito espaço para se reproduzir.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Aristides Frizzera, o momento, agora, é de procurar algum objeto esquecido no quintal de casa que possa acumular água. O perigo pode estar nos detalhes. Frizzera também pede ajuda da população para identificar os lotes vagos que estão sendo usados como locais de descarte de lixo. As denúncias podem ser feitas de maneira fácil e rápida pelos telefones 3177-7067 ou 3177-7131. Ao fazer a denúncia, deve-se especificar o endereço completo, apresentando um ponto de referência(se possível) para inspeção no local pelo agente sanitário.

DICAS PARA SE PREVENIR E CONTROLAR OS AEDES:

Colabore com a coleta de lixo do seu bairro. Não deixe pneus, latas e garrafas ao relento.

Em vasos de plantas ornamentais, substitua a água dos pratos enchendo-os até a borda com areia grossa, ou fure os pratinhos.

Mantenha a caixa d’água sempre limpa e bem tampada e filtros e potes de água bem fechados.

Se possível, use telas nas janelas e portas para dificultar a entrada de pernilongos no interior do imóvel.

Mantenha a piscina sempre limpa e clorada. Caso ela permaneça sem uso por longo período, esgote-a ao máximo e adicione cloro regularmente.

Não deixe acumular água sobre as lonas de proteção de piscinas. Mantenha lajes e calhas desobstruídas, limpas e sem pontos de acúmulo de água.

Mantenha sempre os ralos limpos, com telas e, se possível, adicione detergente, cloro, água sanitária ou desinfetante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido