Colatina e mais 4 cidades recebem a nota máxima em transparência e governança pública

A maioria dos municípios do Espírito Santo avançou em práticas de transparência e governança pública no último ano. É o que aponta a segunda edição do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, divulgado nesta terça-feira (12).

De acordo com dados da edição de 2023 do ranking, 52 municípios do Estados foram avaliados como “ótimo” ou “bom”. Em 2022, apenas 11 das 78 cidades capixabas haviam recebido a classificação como “ótimo”.

Outros 20 municípios foram avaliadas como “regular” e seis ficaram com classificação “ruim” na avaliação de 2023. Os municípios com mal desempenho não conseguiram deixar as informações acessíveis no site para a população.

Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vila Velha e Vitória conquistaram a liderança este ano. As cinco cidades receberam a pontuação máxima.

A avaliação foi realizada pela ONG Transparência Capixaba, com metodologia da Transparência Internacional/Brasil e apoio do Espírito Santo em Ação. O desempenho médio do Espírito Santo ficou 70,65%, considerado “bom”.

A diretora-executiva da Transparência Capixaba, Adila Damiani, destacou a importância de ações que veem sendo adotadas pelos municípios.

O avanço ocorreu devido à regulamentação e implementação de leis importantes para a transparência e integridade, criação de plataformas acessíveis e funcionais para exercício do controle social, garantia de acesso pleno, ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento, disse.

A avaliação foi realizada com base no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional/Brasil que analisa mais de 58 critérios divididos em cinco dimensões: legal, plataformas, administração e governança, transparência financeira e orçamentária, comunicação, engajamento e participação. 

Ao final, cada município avaliado recebe uma nota entre 0 e 100, e seu nível de transparência é classificado como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.

Uma resposta

  1. Transparencia e obrigaçao,parabens ao melhor secretario de fazenda do ES, Alecio Sesana e sua equipe,O comandante tem que dar exemplo para seus subordinados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido