Dia da Árvore: jequitibá rosa, símbolo imponente da natureza de João Neiva

Celebrado em 21 de setembro, o Dia da Árvore é um lembrete para a importância das árvores para a nossa vida e a vida no planeta.

As árvores refrescam o ambiente, liberam oxigênio, realizam diversas funções na retenção da água da chuva no solo e são moradas de muitos animais silvestres.

Um dos símbolos da natureza de João Neiva, é o jequitibá rosa. Ele se destaca entre as árvores da mata e chama a atenção de quem passa.

Localizado no distrito de Barra do Triunfo, em João Neiva, o jequitibá rosa mede 47m de altura e 12,5m de circunferência e é o maior do Espírito Santo, sendo árvore símbolo no estado. Não se sabe a idade exata do gigante, mas acredita-se que ele tenha cerca de 800 anos.

“A circunferência da árvore é tão grande que são necessários de 11 a 12 adultos para abraçá-la completamente. Símbolo de resiliência, o jequitibá rosa já foi alvo de investidas de madeireiros na década de 80 e atualmente é protegido por normas ambientais, proprietário, moradores, turistas e pela Prefeitura de João Neiva”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Fernando Pessotti.

Há dois caminhos para chegar ao local: pelos Distritos de Barra do Triunfo ou de Alto Bergamo. A subida é cansativa, porém, muito gratificante e acompanhada de muito verde e ar puro.

O jequitibá rosa é importante e demonstra a força da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido