Governador Lindenberg, Santa Teresa e mais 13 municípios criam comitês para combater violência nas escolas

Em um esforço conjunto para tornar as escolas mais seguras e proteger os direitos das crianças e adolescentes, quinze municípios capixabas criaram comitês dedicados à elaboração de estratégias e políticas de prevenção e combate à violência nas escolas. Ao todo, 78 municípios foram notificados pela Defensoria Pública no Espírito Santo para tomar medidas nesse sentido.

Os municípios de Itarana, Sooretama, Fundão, Guarapari, Viana, Santa Leopoldina, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Aracruz, Vila Pavão, Rio Bananal, Piúma, Santa Teresa, Serra e Rio Novo do Sul atenderam à recomendação da Defensoria Pública e criaram comitês específicos. Além disso, eles adotaram outras medidas proativas para prevenir a violência nas escolas.

Outros municípios, como Venda Nova do Imigrante, Boa Esperança, Vila Velha, Guaçuí, Cachoeiro de Itapemirim, Jaguaré, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio e Colatina, embora não tenham criado comitês, informaram à Defensoria as medidas de prevenção que estão sendo implementadas nas escolas municipais.

Além da criação de comitês, a Defensoria Pública recomendou que, em caso de episódios de violência, os municípios ofereçam acompanhamento psicológico para estudantes, professores e outros profissionais das escolas. A iniciativa visa garantir que as escolas sejam ambientes seguros para todos, promovendo a proteção dos direitos humanos, a cidadania, a liberdade e a dignidade das crianças e jovens. A violência nas escolas pode causar danos físicos e psicológicos, prejudicando o aprendizado e a qualidade de vida dos alunos, bem como impactando negativamente o ambiente de trabalho dos professores e outros profissionais da educação. Adriana Peres, coordenadora da Infância e Juventude, enfatizou a importância dessa iniciativa na construção de ambientes educacionais mais seguros e saudáveis.

ES FALA: imagem crédito redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido