Outubro Rosa: Internas do Centro Prisional Feminino de Colatina passam por exames de mamografia

No mês voltado para o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria da Justiça (Sejus) desenvolve ações nas unidades prisionais femininas do Estado com a oferta de exames de mamografia para rastreio da doença. Ao todo, 145 mulheres serão submetidas ao exame.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos, ou sempre que houver indicação médica. Os exames, que acontecem durante todo o mês de outubro, são realizados em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e pelo serviço especializado da rede municipal de saúde. Internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI) e Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP) serão atendidas. 

O trabalho, desenvolvido pela Gerência de Saúde do Sistema Penal, em parceria com o Instituto Vida e Saúde (Invisa), inclui também a oferta do exame de colpocitologia, que identifica o câncer de cólon do útero, a 100% das internas custodiadas.

Janaina Arenas Cavadas de Sousa Mendes, gerente de Saúde Prisional, destaca que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. “As ações têm a proposta de fazer com que a campanha ‘Outubro Rosa’ também aconteça dentro das unidades prisionais. Isso é de extrema importância, porque a conscientização sobre a prevenção e sobre o diagnóstico precoce, ainda é a principal ferramenta de combate ao câncer”, disse Janaina Mendes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido