Estudantes de Itarana desenvolvem dispositivo por meio de ondas ultrassônicas

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alto Jatibocas, localizada no município de Itarana, realizaram, o projeto “Agrosonix”. Por meio do projeto, os alunos desenvolveram um dispositivo de ondas ultrassônicas capaz de afastar pragas de experimentos de cultivo.

Sob a orientação do professor de Física, Idolindo Gabrecht, os estudantes participantes do projeto de pesquisa construíram um aparelho capaz de emitir ondas ultrassônicas numa faixa de frequência entre 22 kHz e 74 kHz. O dispositivo é uma caixinha que distribui uma frequência de som que é inaudível para os humanos, mas é irritante para muitos insetos e pragas, o que os afasta das hortas.

Segundo o professor Idolindo Gabrecht, a técnica tem o potencial de revolucionar a agricultura. “Ela é mais eficaz e segura do que os métodos tradicionais de controle de pragas, como o uso de agrotóxicos, que são tóxicos para o meio ambiente e para a saúde humana. Os resultados do experimento são promissores. Nos cultivos em que as ondas ultrassônicas foram utilizadas, houve uma redução significativa da incidência de pragas e insetos. No caso do tomate, por exemplo, a redução foi de 70%”, afirmou o professor.

A diretora Luzinet Marquez Coan falou sobre o projeto “Agrosonix”. “Estamos muito felizes com o resultado do nosso experimento. Acreditamos que essa técnica pode ser uma solução para o problema das pragas na agricultura, além de ser uma alternativa ao uso de agrotóxicos”, disse a diretora.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido