Rio Doce: ANM Aconselha evacuação em Mariana após interdição de pilhas na mina de Fábrica Nova da Vale

A Agência Nacional de Mineração (ANM) aconselhou a evacuação de um povoado na região de Mariana, Minas Gerais, e a interdição de três pilhas de rejeitos na mina de Fábrica Nova, operada pela Vale. A interdição foi determinada após a Vale não conseguir comprovar a estabilidade das pilhas, de acordo com o Plano de Ação de Emergências para Barragens da empresa.

A população afetada na região de Santa Rita Durão é composta por 295 pessoas, incluindo moradores locais e funcionários da mina. A Vale ainda não se pronunciou sobre a evacuação, mas confirmou a interdição das pilhas conforme determinação da ANM. A empresa afirmou que acompanhou a vistoria realizada pela Defesa Civil e pela ANM para fornecer esclarecimentos sobre a regularidade das estruturas.

A Prefeitura de Mariana divulgou uma nota informando que a Defesa Civil está participando das fiscalizações e que um documento sobre a integridade das pilhas será elaborado após uma reunião que deve ocorrer ainda nesta segunda-feira. No entanto, não há definição sobre a evacuação da região até o momento.

O presidente da Associação de Moradores de Santa Rita Durão, Jean Roberto da Costa Júnior, afirmou que a associação não foi informada sobre a orientação de evacuação. Está programada uma reunião entre moradores, representantes da Defesa Civil e da ANM após a vistoria desta segunda-feira para discutir a situação.

ES FALA: informação UOL/imagem Google Maps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido