SANEAR elabora campanha informativa sobre o uso consciente da água

SANEAR iniciou na última sexta-feira uma campanha sobre o uso consciente da água. A iniciativa produzida pelo SANEAR é uma das mais importantes liderada pela autarquia. Uma ação institucional considerada uma das primeiras no ES com objetivo de atuar de forma preventiva diante dos atuais cenários de escassez da água.  Portanto, foi iniciada com conteúdos exclusivos de orientação, ou seja, todas as informações adotam orientações e diretrizes do Ministério das Cidades, que elabora e executa medidas na competência administrativa para redução progressiva e controle da perda de água para o serviço de abastecimento de água potável.

Recentemente o Governo do ES fez uma alerta público sobre as condições climáticas e os índices deste recurso natural. Para tanto a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) declarou Estado de Atenção sobre a situação hídrica no Espírito Santo. Inicialmente, encaminhou para os setores estratégicos do ES a resolução 002/2023, com a declaração de atenção e as suas recomendações sobre o uso racional da água – publicada no Diário Oficial do Estado, dia 22.

E, diante do planejamento administrativo, elaborado pelo  SANEAR, foram expostas ações e medidas mesmo antes da declaração da Agerh. Assim, é necessário ressaltar que a elaboração de um plano de trabalho, simultaneamente com informações diárias e publicações nas redes sociais potencializam as necessidades de conscientização. Neste contexto, o município de Colatina torna-se protagonista com estas medidas, visando é claro, aplicações práticas para a  redução dos índices de perdas e danos.
 
Campanha informativa visa conscientização

O lançamento de informações para os usuários do sistema público do SANEAR traz um projeção institucional importante para a autarquia, foram divulgados projetos da Diretoria de Engenharia que são modelos estratégicos na administração dos serviços diários, que possibilitam evidenciar medidas para a redução de perdas e ainda mitigar o comprometimento de recursos públicos. Todas estas informações foram publicadas em jornais e mídias sociais dos principais veículos de comunicação do município.  

Pois, o cenário de atenção foi declarado devido à estiagem, principalmente no mês de novembro, e o risco de aumento do déficit hídrico em rios e demais cursos d’água de domínio do Espírito Santo.

Veja alguns pontos que são coordenados pela equipe de engenharia do SANEAR:

Melhoria da eficiência operacional: A instalação de macromedidores permite uma medição mais precisa do volume de água distribuída e coletada. Isso contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos, evitando perdas e identificando possíveis vazamentos e irregularidades na rede.

– Redução de Perdas: Um grande desafio enfrentado pelos sistemas de saneamento é a perda de água, seja por vazamentos ou por erro de medição. A instalação de macromedidores possibilita identificar e mitigar essas perdas, resultando em economias significativas.
 
– Tomadas de decisões com análises de danos: Macromedidores fornecem informações em tempo real, o que permite às autoridades tomarem decisões informadas e ágeis para otimizar o sistema e atender às necessidades da comunidade. Ocorreu também a necessidade de suspender, neste momento, a execução de limpeza com água nas ruas, escadarias e vias públicas com o carro-pipa. Este procedimento operacional, somente poderá ser executado diante de situações pontuais.  


Recomendações para o consumo diário:

Evite banhos demorados e desligue o chuveiro quando for se ensaboar,

Ao escovar os dentes, feche a torneira e somente abra quando for enxaguar a boca;

Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão;

Use um balde e um pano para limpar o carro;

Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Você pode reutilizar essa água em regas, na limpeza do quintal, dos pisos, dentre outros;

Dê descarga no vaso sanitário quando necessário e mantenha a válvula bem regulada;

Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentiva ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso;

Se você mora em prédio, converse com os moradores do condomínio sobre a implementação de hidrômetros individualizados, que estimulam cada morador a ter uma maior consciência sobre o seu consumo de água.

Uma resposta

  1. É desumano o que o Sanear está fazendo. Sou do bairro Honório Fraga, e moro no segundo pavimento. Não chega água nas caixas durante o dia. Minha esposa tem que lavar roupas a partir das 22:00. Cadê a prefeitura pra se pronunciar. Nada. Mas pagar 790.000,00 pra pisca-pisca na cidade, aí tudo bem. Vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido