Adolescente é suspeito de abusar de crianças em abrigo, em São Roque do Canaã

A Polícia Civil do Espírito Santo está investigando um caso de um adolescente de 15 anos que é suspeito de cometer abusos sexuais contra outros seis menores – crianças e adolescentes com idades entre 2 e 15 anos – em uma casa de acolhimento em São Roque do Canaã.

O caso está em segredo de Justiça por envolver menor de idade, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente e, por isso, a Prefeitura de São Roque do Canaã e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) não se posicionaram. A PC informou que enviou, no último dia 7, uma representação solicitando a internação do jovem.

O espaço, que pertence ao município, acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, afastadas da família com encaminhamento do Conselho Tutelar.

A reportagem teve acesso a cinco boletins de ocorrência, registrados por conselheiros, cuidadoras e pela coordenadora da casa de acolhimento, entre os dias 6 e 8 deste mês. Nos documentos constam relatos de como o adolescente agia, incluindo registros de ameaças e agressões sofridas pelas crianças e adolescentes, e até pelos funcionários do local.

Ainda de acordo com os documentos, o adolescente chegou à casa no dia 14 de setembro. Desde então, ele vinha apresentando comportamentos agressivos e dizendo não querer ficar no local, conforme a coordenadora da casa, que foi ouvida pelas autoridades policiais.

A coordenadora da casa de acolhimento relatou já ter sido ameaçada pelo adolescente, que, segundo ela, disse que lhe daria um soco no rosto e que quebraria uma televisão na cabeça dela, ainda no dia seguinte à chegada dele ao local. Há registro também de agressão contra cuidadoras e em dois adolescentes.

Ainda conforme relato da coordenadora na ocorrência, no dia 20 de outubro o menor pediu para ir embora do local, mas quando soube que não poderia naquele momento, quebrou pratos. Ela disse que ao pedir que o jovem limpasse os cacos de vidro no chão, ele teria lhe dado empurrões.

O QUE DIZEM AS AUTORIDADES

A Polícia Civil disse, em nota, que também está apurando a ação ou omissão de adultos envolvidos. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia (DP) de Santa Teresa.

A Prefeitura de São Roque do Canaã também foi procurada, mas informou que não vai se posicionar porque o processo tramita em segredo de justiça.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) informou, por sua vez, que processos envolvendo menores de idade tramitam em segredo de justiça, e, por isso, nestes casos, a instituição fica impedida de prestar informações.

2 respostas

  1. Ficou muito triste com as atitudes desse jovem, espero que já tenha sido retirado do convívio das outras crianças e adolescentes que seja punido pelo seu atos criminosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido