Indenizações do caso Samarco impulsionam economia de Baixo Guandu: cerca de R$ 1 bilhão beneficiam população

Baixo Guandu, desde setembro de 2020, viu uma significativa transformação econômica decorrente das indenizações provenientes do Caso Samarco. Com aproximadamente 9.500 pessoas, famílias, empresas e agricultores recebendo recursos do Sistema Simplificado de Indenizações (Novel), totalizando expressivos R$ 960 milhões, a cidade enfrenta uma reconfiguração notável em seu perfil econômico.

O influxo financeiro gerado pelas indenizações gerou um aumento exponencial na atividade econômica local. Surgiram centenas de novos empreendimentos, com muitos beneficiados investindo em negócios próprios, como pizzarias, borracharias, hamburguerias, restaurantes, bares e sorveterias.

O setor da construção civil experimentou um crescimento extraordinário, resultando na abertura de novas lojas e na alta demanda por serviços, chegando ao ponto de escassez de mão de obra qualificada, como pedreiros e serventes.

O aumento da frota de veículos, cerca de 60% desde 2020, demandou a municipalização do trânsito, impactando o estacionamento na região central da cidade, onde o comércio é mais movimentado.

A área supermercadista evoluiu consideravelmente, testemunhando a abertura de novas e modernas lojas, além da instalação de grandes redes na região. Nos últimos três anos, Baixo Guandu também recebeu uma nova agência bancária e três postos de combustíveis.

Essas mudanças significativas refletem não apenas um panorama econômico em crescimento, mas também a adaptação e expansão de Baixo Guandu diante do influxo financeiro das indenizações do Caso Samarco.

20 respostas

  1. Aki em Colatina eu mesmo não recebi nada até hoje e eu morava em Maria Ortiz perto do rio doce passamos muito sofrimento enfrentando fila

    1. Esquenta não, moro em baixo guandu e não recebi até hoje e o pior consta no portal que fiz uma união estável (desconheço essa união😤)… Sem falar nas quadrilha que falsifica documentação fazendo com que muitos não recebam, que é meu caso.

  2. Fica uma pergunta no ar. Porquê Baixo Guandú recebeu. Sendo que Colatina não recebeu, sendo que Colatina depende totalmente do rio Docê. A população Colatinense que tem que ser indenizada. Enfrentamos filas para pegar água potável para beber. Na minha opinião foi falta das autoridades competentes fazer a parte deles.
    Fica aqui minha indignação.😡😡😡🤬🤬🤬🤬🤬

  3. E claro que tem muita coisa a ser feita, mas diz a lenda que tem um burro com a carroça em baixo guandu de tanto tirar foto, pra provar que o cara era dependente do rio, não precisa mais nada. E só chegar perto dele com câmera ele já faz posse.

  4. Estranho muito essa indenização só foi paga em baixo guandu,fico indignada com isso pois samos moradores de uma das áreas mais atingida, Colatina e até hoje nada de receber,deixo uma pergunta no ar,podem explicar isso?????

  5. Boa tarde! Moro em juatuba, e fui muito prejudicada, não recebi nada, até a presente data, a ex moradora que morava na casa ,foi quem recebeu e recebe até hoje, as mensalidades , nós perdemos tudo com as enchentes a lama invadiu a nossa casa, até hoje não podemos habitar. Tem de fazer uma sindicansa pra retirar da lista de indenização quem no mora mais no local, desde 2018, quando aconteceu o desligamento da barragem eu moro em juatuba, desde então a defesa Civil esteve em nossa casa, mas até hoje não recebemos um centavo…

  6. E verdade eu também tô aqui em ipaba mora perto do rio doce também nunca vi um sentado se que da samarco olha que eu tem até formulário pra comprova que ela veio até a mim pra fase todos os reconhecimento do desastre e até hoje nunca vi um centavo dela muitas pessoa que nunca morou aqui na nossa cidade veio e fez a documentação aqui e conseguirão recebe e nós que foi criado aqui nunca conseguiu nada isto e muita crueldade da samarco e do juízo que fez a demanda do caso descup eu me fala você foi muito cruel com nos

  7. Moro em Bugre. A quadrilha é grande. A gente não sabe porque eles pagaram uns e outros e outros até hoje não receberam nada. O portal diz está aguardando perícia dos peritos. Eu não entendo porque os peritos liberaram sô pra uns e outros. E resto continua na fila só aguardando,sendo que as documentações foram as mesmas. Se estamos errados ,então está todos errados juízes, renova ou Samarco, peritos, advogados e também as quadrilhas. Porque uns e outros a maioria na fila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido