Até quando vai a onda de calor na Região Noroeste do Estado?

A onda de calor que tem elevado os termômetros e feito cidades baterem recordes de temperatura para março neste fim do verão, principalmente no Sul do Estado, só deve deixar a região no outono. Em Colatina, o normal para as temperaturas de março seria em torno de 31ºC, mas neste domingo (17), às 15 horas chegou a mais de 36ºC.

Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, a previsão é de que a onda de calor se estenda até a sexta-feira (22), ou seja, dois dias após o início da nova estação.

Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica, segundo a definição da Climatempo. A consequência disso são dias seguidos com temperaturas de até 5°C acima da média, o que coloca a saúde humana em risco.

A primeira parte, conforme a Climatempo, aconteceu entre 11 e 15 de março. Com o deslocamento do centro de alta pressão do Sul do país para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a onda inaugurou uma segunda fase ontem, sábado (16). Mas a Região Noroeste do Estado do Espírito Santo não está sendo tão atingida como o Sul do Estado. Em várias cidades, a sensação térmica ultrapassa 40 ºC.

Para os moradores de Colatina e cidades vizinhas que não suportam mais esse calorão, a boa notícia é que no próximo sábado (23), a temperatura cai em média 5° C. A temperatura máxima neste dia diminuirá e poderá alcançar 31 ºC.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido