Vacinação contra o HPV entre mulheres: Colatina foi o município que mais avançou na imunização em 2022 e 2023

Neste mês dedicado à sensibilização sobre o câncer de colo de útero, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) ressalta os desafios e progressos na vacinação contra o HPV em Colatina e demais municípios do estado.

O novo Boletim do TCE-ES sobre o câncer de colo de útero alerta para os desafios na cobertura de vacinação masculina contra o HPV e na realização do exame citopatológico periódico na maioria dos municípios. No entanto, houve avanços na cobertura vacinal, especialmente entre a população feminina.

O estudo, elaborado pelo Núcleo de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas de Saúde, analisou dados de 78 municípios capixabas, destacando que o câncer de colo de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres.

Em relação à vacinação, Colatina se destacou como o município que mais avançou, alcançando altas taxas de cobertura em 2023. No entanto, o problema persiste principalmente entre a população masculina, com cerca de 40% dos municípios apresentando cobertura abaixo de 80%.

Apesar do ES ter atingido a meta mínima de 80% de vacinação contra HPV em 2023, o estudo ressalta a necessidade de conscientização e esforços contínuos para garantir a saúde coletiva e a prevenção do câncer de colo de útero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido