Rio Doce: Vale adquire totalidade da Aliança Energia, tornando Usina Hidrelétrica de Aimorés exclusivamente sua

A Vale anunciou a aquisição dos 45% restantes da Aliança Energia, tornando-se proprietária integral da empresa e, consequentemente, da Usina Hidrelétrica de Aimorés. A transação, no valor de R$ 2,7 bilhões, envolveu a compra das ações pertencentes à Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), detentora dessa parcela da empresa.

Essa decisão estratégica da Vale reforça seu domínio sobre a Usina Hidrelétrica de Aimorés, uma importante fonte de energia na região e que causa impactos diretos nas cidades de Baixo Guandu e Colatina. Ao exercer seu direito de preferência na aquisição, a mineradora fortalece sua posição no setor energético e consolida seus ativos neste segmento.

O portfólio de ativos da Aliança Energia inclui ainda 7 hidrelétricas em Minas Gerais e 3 parques eólicos no Rio Grande do Norte e no Ceará, com capacidade instalada de 1.438 MW e 755 MW médios de garantia física. A Vale vê essa aquisição como um passo importante na criação de uma plataforma de energia, com planos de incluir outros ativos do seu portfólio.

Após a conclusão da transação, a Vale pretende buscar potenciais parceiros para o ativo, mantendo seu compromisso com a descarbonização de suas operações por meio de fontes renováveis e custos competitivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido