Pesquisa Futura aponta liderança isolada de Guerino Balestrassi na corrida pela Prefeitura de Colatina

A mais recente rodada da pesquisa Futura, realizada para as eleições municipais de Colatina, indica que o atual prefeito e candidato à reeleição, Guerino Balestrassi (MDB), lidera a disputa. O ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos (PSD) aparece em segundo lugar. A pesquisa foi conduzida através do projeto 100% Cidades e traz um panorama do cenário eleitoral no município.

Publicidade

No cenário estimulado, em que os eleitores são apresentados aos candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Balestrassi obteve 38,8% das intenções de voto, seguido por Renzo Vasconcelos com 28,9%. Vinicius Bragatto (Novo) aparece com 7,3%, Luciano Merlo (PL) tem 6,9%, Renata Marquesini (Psol) registra 1,4% e Ronaldo Jorge (DC) fica com 0,4%. Brancos e nulos somam 3,4%, enquanto 12,9% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

Comparando com o levantamento anterior, realizado entre os dias 21 e 28 de agosto e publicado no dia 29 daquele mês, Balestrassi havia pontuado 35%, e Renzo 28,5%. Naquele momento, Luciano Merlo possuía 10,3% das intenções, Vinicius Bragatto tinha 9,9% e Ronaldo Jorge aparecia com 0,6%. Na pesquisa anterior, a candidata Renata Marquesini não foi citada por nenhum dos entrevistados.

Publicidade

Rejeição dos candidatos

Os eleitores de Colatina também foram questionados sobre qual candidato não votariam de forma alguma. Luciano Merlo lidera o ranking de rejeição, com 26,5%, uma mudança em relação à pesquisa anterior, onde ocupava o quarto lugar. O atual prefeito Guerino Balestrassi figura em segundo, com 25,7%, ante o primeiro lugar no levantamento anterior. Renzo Vasconcelos tem 19,8% de rejeição, Renata Marquesini aparece com 18,4%, Vinicius Bragatto tem 13,6%, e Ronaldo Jorge conta com 12,1%. 20,2% dos eleitores afirmaram que não rejeitam nenhum candidato, 2,2% rejeitam todos, e 6,7% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa anterior, Balestrassi liderava com 25,1% de rejeição, seguido por Renata Marquesini com 22,7%, Renzo com 22,6%, Luciano Merlo com 19,3%, Ronaldo Jorge com 16,7% e Vinicius Bragatto com 15,1%. Naquela época, 15,3% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum candidato, 1,8% rejeitavam todos, e 8,8% estavam indecisos.

Publicidade

Cenário espontâneo

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores indicam livremente seus candidatos sem a apresentação de nomes, Guerino Balestrassi também lidera com 35,4% das respostas, seguido por Renzo Vasconcelos com 25,5% e Luciano Merlo com 6%. Vinicius Bragatto tem 4,9%, Renata Marquesini aparece com 0,5% e Ronaldo Jorge com 0,2%. Brancos e nulos somam 4%, e 23,4% dos eleitores se disseram indecisos.

No levantamento anterior, Guerino Balestrassi tinha 26,8%, Renzo 18,9%, Luciano Merlo 6,8%, Vinicius Bragatto 5%, e Ronaldo Jorge 0,1%. Brancos e nulos somavam 5,5%, e 34,6% dos entrevistados estavam indecisos.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Futura foi realizada entre os dias 20 e 23 de setembro de 2024, com 400 eleitores de Colatina, com idade a partir de 16 anos. O levantamento tem uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-09174/2024.

ES FALA: informação Folha Vitória

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem.

Notificar informação incorreta

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Envie sua mensagem usando o formulário abaixo.