Agora

Conheça a cidade da região que tem o maior percentual de idosos no Espírito Santo

Em celebração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou um diagnóstico sobre o envelhecimento populacional no Espírito Santo. O estudo revela que Itaguaçu se destaca como o município com o maior percentual de idosos no estado, com 23,65% da população composta por pessoas com 60 anos […]

Por ES Fala
· 2 min de leitura Atualizado · 2 comentários
Conheça a cidade da região que tem o maior percentual de idosos no Espírito Santo

Em celebração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou um diagnóstico sobre o envelhecimento populacional no Espírito Santo. O estudo revela que Itaguaçu se destaca como o município com o maior percentual de idosos no estado, com 23,65% da população composta por pessoas com 60 anos ou mais.

De acordo com o IJSN Especial – Panorama do Idoso no Espírito Santo, o estado ocupa o 6º lugar no índice de envelhecimento entre as Unidades Federativas, com 58,12%, acima da média nacional de 55,24%. A análise, baseada nos Censos de 2000, 2010 e 2022, mostra uma tendência de inversão da pirâmide etária, com um crescimento significativo no número de pessoas com 90 anos ou mais. Em 2000, havia 1.736 homens e 2.960 mulheres nessa faixa etária; em 2022, os números saltaram para 5.274 homens e 10.436 mulheres.

Antonio Rocha, diretor de integração do IJSN, enfatiza que o envelhecimento populacional traz tanto avanços quanto desafios. Ele aponta que será cada vez mais necessário fortalecer as políticas públicas voltadas para os idosos, abordando questões de seguridade social, saúde, habitação e inclusão. “A promoção do envelhecimento ativo e o combate ao preconceito etário serão fundamentais para garantir uma sociedade mais inclusiva e justa para todas as gerações”, destacou.

O Censo 2022 reforça a ideia de que a população idosa está crescendo, exigindo um debate mais profundo sobre suas necessidades. Apesar das legislações existentes que visam a proteção dos idosos, Isabella Muniz, pesquisadora responsável pelo estudo, ressalta que a inclusão efetiva ainda enfrenta barreiras como o etarismo e o preconceito.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também contribui para o fortalecimento das políticas públicas relacionadas aos idosos. Os conceitos de “envelhecimento ativo” e as publicações como “Cidade Amiga do Idoso” visam criar ambientes urbanos que promovam a saúde, segurança e inclusão social dos mais velhos.

Diante desse cenário, Itaguaçu tem um papel importante a desempenhar na implementação de políticas que atendam às necessidades de sua população idosa, garantindo qualidade de vida e dignidade para todos os cidadãos.

Compartilhe esta notícia

2 comentários

  1. Sandra Menezes

    Uma das quê deve ser respeitada, e o direito a rioridade em bancos e estabelecimentos comerciais velhos não aguentam ficar em filas,as pernas doem,digo isso porquê eu tenho 79,anos e sei como é dolorido pra nós!

  2. Raquel cortes

    Parabéns para todas as bibliotecas por
    que todos idosos são uma biblioteca

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Cidades

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.