Após dias de sol e clima mais seco, uma frente fria começa a alterar as condições do tempo nas regiões Norte e Noroeste. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fenômeno deve provocar chuvas entre sexta-feira (23) e domingo (25), mas sem causar queda significativa nas temperaturas.
Até esta quinta-feira (22), o tempo segue firme em Colatina, Linhares e em municípios vizinhos. Nesta quarta-feira (21), o céu permanece limpo por influência de um sistema de alta pressão atmosférica, o que dificulta a formação de nuvens. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada, especialmente no litoral de Linhares.
Em Colatina, o dia será de céu claro, com mínima de 18°C e máxima de 29°C. Em Linhares, a previsão é de tempo seco e ventos moderados. Já em Pontal do Ipiranga, os termômetros marcam entre 19°C e 29°C. Cidades como São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Rio Bananal e Pancas registram mínimas de 18°C e máximas de 27°C. No Norte capixaba, a variação térmica vai de 20°C a 31°C.
A quinta-feira (22) manterá o padrão de estabilidade, com sol em todas as regiões. As temperaturas seguem elevadas: Baixo Guandu (21°C a 29°C), Itaguaçu (20°C a 29°C), São Roque do Canaã (21°C a 29°C) e João Neiva (21°C a 28°C).
A mudança começa na sexta-feira (23), com a aproximação da frente fria. Pela manhã, o sol ainda aparece, mas ao longo da tarde há aumento de nuvens e possibilidade de chuviscos ou chuva fraca à noite, principalmente em municípios da região serrana, como Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá.
No Norte do Estado, o céu deve ficar encoberto, mas ainda sem previsão de precipitações significativas. Em São Mateus, as temperaturas variam entre 19°C e 29°C; em Nova Venécia, entre 20°C e 29°C; e em São Gabriel da Palha, entre 20°C e 28°C.
Final de semana com tempo instável
No sábado (24), os ventos costeiros aumentam a umidade e provocam instabilidade. A previsão é de chuva ao longo do dia em todas as regiões do Estado, ainda que com menor frequência na metade norte. Os ventos continuam com intensidade fraca a moderada no litoral.
No domingo (25), o padrão se mantém: variação de nuvens e pancadas de chuva devem atingir o Norte e Noroeste capixaba, encerrando o fim de semana com tempo instável.
Apesar da umidade e do retorno das chuvas, o avanço da frente fria não trará frio intenso. As temperaturas permanecem relativamente estáveis.














