Comunidade: fumaça todas as noites: moradores denunciam queimadas irregulares em ruas de Colatina e cobram ação da fiscalização

Prática tem causado crises respiratórias em crianças e idosos no bairro Honório Fraga; denúncias já foram feitas, mas nenhuma providência foi tomada

Uma prática irregular e nociva tem se tornado rotina em algumas ruas de Colatina, mais especificamente no bairro Honório Fraga. Moradores denunciam que, todas as noites, alguns indivíduos acendem fogueiras com lixo e outros materiais, produzindo uma densa fumaça com o suposto objetivo de espantar mosquitos — mas que, na realidade, vem colocando em risco a saúde da vizinhança.

Publicidade

De acordo com relatos enviados ao ES FALA, dois pontos no bairro já são conhecidos por essa prática: na rua do Frisa, próximo a um galpão, e na rua Aracy Mendes Gonçalves, próximo à quitanda do Sr. Caetano. Sempre ao entardecer, as fogueiras são acesas, e a fumaça invade as casas próximas, afetando principalmente crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

“É revoltante. A gente já fez várias denúncias, mas nenhum órgão da prefeitura apareceu ou tomou atitude efetiva para coibir esse absurdo. Continuamos sofrendo, respirando fumaça por causa da falta de educação e respeito de um morador sem noção”, desabafa uma moradora, que pediu para não ser identificada.

Publicidade

Além do incomodo imediato, moradores alertam que a exposição constante à fumaça tem provocado crises de asma, alergias e agravamento de doenças respiratórias, colocando em risco a saúde pública da comunidade. O problema se agrava pelo descaso das autoridades locais, que mesmo cientes da situação — segundo os relatos — não fiscalizam, não notificam e tampouco aplicam sanções aos responsáveis.

A prática de queimar lixo em áreas urbanas é proibida por lei ambiental e sanitária, além de configurar crime ambiental, podendo resultar em multas e responsabilização criminal. O apelo da comunidade é para que a Prefeitura de Colatina, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fiscalização Urbana se mobilizem com urgência para interromper essa prática irregular, antes que provoque consequências ainda mais graves.

Publicidade

RELEMBRE A DENÚNCIA FEITA NO DIA 18 DE MAIO

Moradores do Condomínio Cecília Nitz, localizado no bairro Martinelli, em Colatina, entraram em contato com a redação do ES Fala para denunciar um problema recorrente que tem afetado diretamente a saúde e a qualidade de vida das famílias que vivem no local.

Segundo relatos, uma empresa situada ao lado dos prédios — identificada pelos moradores como um ferro-velho — estaria emitindo fumaça densa até três vezes por semana. A fumaça, segundo os denunciantes, invade os apartamentos e provoca grande desconforto, especialmente entre moradores mais vulneráveis, como crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

CONDOMÍNO CONVIDE COM O PROBLEMA DIARIAMENTE

Crédito leitor

“É muito difícil conviver com isso. Temos que manter tudo fechado dentro de casa, e mesmo assim a fumaça entra e incomoda. Tem gente com asma, tem bebê, tem idoso aqui dentro. Isso não pode continuar assim”, relatou uma das moradoras afetadas.

Ainda segundo os relatos, o problema é semanal e já se arrasta, sem qualquer sinal de fiscalização ou providência por parte das autoridades. Os moradores estão pedindo ação urgente por parte dos órgãos responsáveis pela vigilância sanitária e ambiental, para que seja realizada uma vistoria no local e adotadas as medidas cabíveis.

Crianças, idosos e pessoas com comorbidades são as mais vulneráveis; especialistas alertam para riscos a curto e longo prazo

A exposição à fumaça representa um problema de saúde pública, especialmente para crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite.

A fumaça contém partículas tóxicas como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, ozônio e material particulado fino (MP2,5), que penetram profundamente nos pulmões e podem atingir até mesmo a corrente sanguínea. A inalação dessas substâncias provoca irritações nos olhos, nariz e garganta, piora quadros alérgicos e pode desencadear crises respiratórias severas.

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem.

Notificar informação incorreta

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Envie sua mensagem usando o formulário abaixo.