Agora

ES registra 326 processos de racismo pendentes; Colatina soma 9 casos e Baixo Guandu tem 2

Levantamento do CNJ revela que mulheres são maioria entre as vítimas e que ações terão prioridade no mês da Consciência Negra

Por ES Fala
· 1 min de leitura Atualizado · Sem comentários
ES registra 326 processos de racismo pendentes; Colatina soma 9 casos e Baixo Guandu tem 2

O Espírito Santo possui 326 processos de racismo e injúria racial pendentes de julgamento, segundo um levantamento atualizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apenas em 2025, 122 novos casos foram registrados até esta quarta-feira (19), sendo que 95 ainda aguardam decisão judicial.

As mulheres são as principais vítimas: 56,4% das ações têm o nome de mulheres como parte ofendida, evidenciando um recorte de gênero dentro das práticas discriminatórias.

O mapeamento aponta que os casos estão distribuídos por 50 municípios capixabas, incluindo cidades do Norte e Noroeste do Estado. Confira os números na região:

  • Colatina — 9 casos
  • Baixo Guandu — 2 casos
  • Itaguaçu — 1 caso
  • Itarana — 2 casos
  • Pancas — 2 casos
  • Santa Teresa — 1 caso

Por orientação do CNJ, todos os processos relacionados a racismo e injúria racial receberão prioridade em novembro, mês da Consciência Negra. A meta é que pelo menos 20% das ações tenham movimentação processual concreta ou julgamento concluído, conforme informou o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

A prioridade abrange processos que tratam de:

  • Questões envolvendo raça, cor, etnia ou origem
  • Racismo, preconceito e discriminação racial
  • Políticas de ação afirmativa e cotas raciais
Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Cidades

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.