A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil segue monitorando de forma contínua as condições meteorológicas em todo o Espírito Santo, com atenção especial para as cidades do Norte e Noroeste capixaba, que vêm registrando volumes elevados de chuva nas últimas horas.
Na manhã desta quarta-feira (21), um novo alerta por SMS foi enviado para todo o Estado, informando sobre a permanência das condições chuvosas ao longo do dia. De acordo com a Defesa Civil, um boletim meteorológico será divulgado até as 10h, seguido de um Boletim Extraordinário, previsto para 11h.
Até o momento, segundo a Cepdec-ES, nenhum município solicitou apoio estadual, apesar dos altos acumulados registrados.
Ocorrência grave em Rio Bananal
Durante a madrugada, uma residência desabou na zona rural de Rio Bananal, na região da Lagoa Jesuína. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo foram acionadas imediatamente.
No local, dois adultos foram resgatados, enquanto uma criança permanece desaparecida. Uma equipe do Centro de Resposta em Desastres (Cerd) está se preparando para seguir até a área com apoio de aeronave do NOTAER, para auxiliar nas buscas.
Acumulado de chuva em 24 horas (atualizado às 7h)
Confira os municípios do Norte e Noroeste do Espírito Santo que registraram os maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas:
- Rio Bananal – 310 mm
- Linhares – 301 mm
- Sooretama – 179 mm
- Aracruz – 125 mm
- Boa Esperança – 99 mm
- Governador Lindenberg – 91 mm
A Defesa Civil informa que o risco permanece elevado, principalmente por causa da persistência da chuva, que pode provocar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
A orientação à população é acompanhar os alertas oficiais, evitar áreas de risco e, em qualquer situação de emergência, acionar imediatamente a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros (193).















