Atenção: Norte e Noroeste do ES seguem em alerta de chuvas fortes; veja se sua cidade está na lista

Risco diminui, mas Inmet mantém atenção para chuva forte, alagamentos e deslizamentos até sábado

As cidades de Colatina, Linhares e outros municípios do Norte e Noroeste do Espírito Santo deixaram o alerta vermelho e agora estão sob alerta laranja de chuva, conforme atualização divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Publicidade

A mudança indica redução no nível máximo de risco, mas ainda mantém a região em estado de atenção para ocorrências como alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. Os avisos meteorológicos seguem válidos até a manhã de sábado (24).

Segundo o Inmet, o alerta amarelo, que representa perigo potencial, abrange todo o território capixaba. Já o alerta laranja, classificado como perigo, prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de 50 a 100 milímetros por dia, cenário que ainda pode provocar transtornos, especialmente em áreas de risco.

Publicidade

O alerta vermelho, que indicava grande perigo e volumes superiores a 100 milímetros em 24 horas, foi retirado das cidades do Norte e Noroeste, sinalizando uma melhora gradual das condições climáticas nessas regiões.

Municípios do Norte e Noroeste sob alerta laranja

  • Águia Branca
  • Alto Rio Novo
  • Aracruz
  • Baixo Guandu
  • Barra de São Francisco
  • Colatina
  • Governador Lindenberg
  • Ibiraçu
  • Itaguaçu
  • João Neiva
  • Linhares
  • Mantenópolis
  • Marilândia
  • Pancas
  • Rio Bananal
  • Santa Maria de Jetibá
  • Santa Teresa
  • São Domingos do Norte
  • São Gabriel da Palha
  • São Roque do Canaã

A Defesa Civil avisa que, mesmo com a saída do alerta vermelho, a população deve evitar áreas alagadas, ficar atenta a rachaduras, inclinação de postes e árvores, e acionar os canais oficiais em caso de emergência. As equipes municipais e estaduais seguem em estado de prontidão, especialmente nas cidades do Norte e Noroeste capixaba, que foram as mais atingidas pelas chuvas nos últimos dias.

Publicidade

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem.

Notificar informação incorreta

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Envie sua mensagem usando o formulário abaixo.