Agora

Rio Doce se aproxima da cota de alerta em Governador Valadares; Colatina e Linhares seguem em monitoramento

Nível do rio está em 2,64 metros e pode chegar a 3,20 metros ainda nesta sexta-feira; Defesa Civil monitora situação hora a hora

Por ES Fala
· 2 min de leitura · Sem comentários
Rio Doce se aproxima da cota de alerta em Governador Valadares; Colatina e Linhares seguem em monitoramento

O nível do Rio Doce segue em elevação em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. De acordo com o Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce, divulgado na manhã desta sexta-feira (23) pelo Serviço Geológico do Brasil, o rio atingiu 2,64 metros, com tendência de alta, e pode alcançar a cota de alerta de 3,20 metros ainda na noite desta sexta-feira. A cota de inundação no município é de 3,60 metros.

Segundo a Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Defesa Civil, o nível do rio pode ultrapassar a marca de 3 metros nas próximas horas, aproximando-se da régua de alerta mantida pela CPRM. Diante do cenário, o município encontra-se em estado de atenção, com o Plano de Contingência acionado, conforme os protocolos de prevenção.

O monitoramento do Rio Doce está sendo realizado de hora em hora, em articulação com órgãos estaduais e federais. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas ribeirinhas, principalmente em caso de elevação rápida do nível do rio.

Situação exige atenção em Colatina e Linhares

O boletim do Serviço Geológico do Brasil também destaca a situação dos municípios de Colatina e Linhares, no Espírito Santo, que fazem parte do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce (SAH Doce) e historicamente sentem os efeitos do aumento do nível do rio após cheias registradas no Alto Doce, em Minas Gerais.

Em Colatina, a Defesa Civil mantém plantão 24 horas para monitoramento de pontos críticos e áreas suscetíveis a alagamentos. O telefone de contato é (27) 99883-0305. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

Já em Linhares, equipes também acompanham o comportamento do Rio Doce, especialmente em comunidades ribeirinhas e áreas historicamente impactadas por cheias.

O Boletim de Alerta integra a operação do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce (SAH Doce), coordenado pela CPRM. O sistema tem como objetivo prever níveis do rio nos municípios monitorados e emitir Boletins de Alerta sempre que as cotas de atenção são superadas.

Quando a bacia não se encontra em situação crítica, são publicados Boletins de Monitoramento diários, de segunda a sexta-feira, durante o período chuvoso, que vai de novembro a março.

A recomendação das autoridades é para que moradores de áreas próximas ao rio permaneçam atentos, sigam as orientações da Defesa Civil e acionem os canais oficiais em caso de qualquer situação de risco.

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Cidades

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.