Apenas 12% dos colatinenses que perdem documentos procuram no perdidos e achados dos correios

Durante festividades em que  há aumento na aglomeração e no trânsito de pessoas, é muito comum a perda de documentos pessoais.

Para ajudar o cidadão a encontrá-los, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos, disponível em todas as agências centrais do país.

A consulta à relação de documentos disponíveis para retirada pode ser feita em qualquer unidade ou no site dos Correios.

Instituído há mais de 30 anos, o serviço tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos.

Em 2018, em todo o Brasil, mais de 160 mil documentos foram cadastrados para retirada, no entanto, apenas 4% deles foram procurados e devolvidos aos proprietários.

No Espírito Santo, foram cadastrados neste período 2.946 documentos, sendo que 609 ainda estão disponíveis para a retirada. Os demais foram remetidos ao órgão emissor.

Aqueles que encontrarem documentos de terceiros podem depositá-los no guichê de qualquer agência dos Correios ou em caixas de coleta.

Uma vez recebidos, os documentos são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante 60 dias.

Para retirar o documento perdido, o cidadão deve apresentar outro documento que comprove sua titularidade e pagar uma tarifa de R$ 5,70.

Documentos sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos.

Caso seja constatado que o documento perdido esteja em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que ele seja enviado à agência mais próxima.

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