Vigilância Sanitária começa “Operação Semana Santa” no dia 8 de Abril em Colatina

A Vigilância Sanitária de Colatina se prepara para mais uma ação. No dia 8 de abril vai começar a “Operação Semana Santa”, com a fiscalização em supermercados, peixarias, feiras, mercearias e outros estabelecimentos, que comercializam os tradicionais produtos consumidos pela população colatinense nesta época do ano.

Produtos como pescados, chocolates, palmito e outros usados para as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, estão na mira da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o objetivo de garantir que os produtos vendidos estejam seguros para a comercialização e o consumo, dentro da legislação vigente.

“Para comprar produtos de qualidade, os consumidores precisam ficar atentos a detalhes como odor, textura e coloração de peixes e crustáceos”, alerta a coordenada da Vigilância, Maria Margarete Zaché, que acrescenta que é preciso observar se as escamas estão brilhantes e bem aderidas à pele.

Ela explica que no caso do camarão, a pele precisa ser brilhante e a carapaça aderida ao corpo, e que, principalmente, é necessário verificar se está sob refrigeração adequada, pois em temperatura inadequada representa grande risco para a saúde da população.

Já com o bacalhau, é muito comum alguns distribuidores congelarem utilizando grande quantidade de água, o que aumenta o seu peso e o preço.

É necessário ressaltar que a fiscalização realizada pelo órgão é de orientação educativa, mas caso seja encontrada uma situação de risco à saúde do consumidor, o produto poderá ser apreendido e o estabelecimento autuado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido