Conta de energia com desconto nos próximos 40 meses em Colatina. Saiba o porquê

A partir do mês de julho, consumidores de energia elétrica atendidos pela Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM), em 11 municípios do Noroeste do Espírito Santo, receberão créditos referentes à cobrança de ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins. O valor estimado é de R$ 48,9 milhões, no período de aproximadamente 40 meses.

A ELFSM, ao longo dos anos, juntamente com as demais concessionárias de energia elétrica do país, incluiu o ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins nas faturas de energia elétrica de seus consumidores seguindo procedimento obrigatório determinado pela Receita Federal do Brasil.

“Na defesa dos interesses de seus consumidores, a Santa Maria ingressou em juízo no ano de 2016, pleiteando a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, bem como a recuperação dos valores pagos a mais nos últimos cinco anos nas contas de energia elétrica. Após superar as diversas fases processuais, obtivemos êxito nessa demanda, não incluindo mais, desde maio, o ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins, reduzindo, assim, os valores dos tributos e, por consequência, da fatura de energia elétrica”, afirmou o assessor de diretoria da Santa Maria, Henrique Coutinho.

A devolução dos créditos aos consumidores terá início em julho de 2019 e será feita no prazo estimado de 40 meses, conforme compensação dos tributos devidos mensalmente à Receita Federal. 
O valor da restituição aos consumidores, consolidado por CPF ou CNPJ, poderá ser consultado através do portal www.elfsm.com.br ou do aplicativo da Santa Maria.

4 respostas

  1. Parabéns à ELFSM, pela eficiência na antecipada defesa de nossos interesses, os consumidores. Se entendi, a partir de maio/2019, não teremos incidência de ICMS sobre PIS e COFINS, além da restituição, do que indevidamente foi cobrado, nos últimos cinco (5) anos. Essa referida devolução dos créditos, não está definido, como será procedido? Abatido nas contas, mensalmente, com juros e correções, do saldo credor, ou na forma simples? Mais, as contas eram emitidas com os demonstrativos das tarifas e tributos incidentes, porém não mais. Qual a razão de suas supressões? Há mais questionamentos, mas deixamos para nova oportunidade, após as respostas aos pontos aqui levantados. Aguardando, antecipamos nossos agradecimentos a atenção que nos for dispensada.

  2. As vezes e de estranhar alguma coisa que favorece o povo, eu estou sentado e vou esperar sentado pra nao cansar, mais acredito em dias melhores e melhores condiçoes para todos vamos aguardar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido