Mesmo com as adversidades é cada vez maior o número de ciclistas em Colatina

Vida de ciclista não é fácil. Tanto para os esportistas que percorrem quilômetros pelas estradas ou aqueles de cidades que tem sua bicicleta como principal meio de locomoção. São pouquíssimas as cidades no Brasil que têm a infraestrutura ideal para esse meio alternativo de mobilidade urbana, e Colatina não é diferente.

Colatina é uma das cidades com maior número de ciclistas do Estado do Espírito Santo. Constantemente vemos ciclistas participando de grupos, utilizando a bike para ir ao trabalho e todos vivem os mesmos desafios: A falta de consciência no trânsito.

Para quem pensa que o pesadelo do ciclista colatinense é o caminhão e o ônibus, devido ao tamanho destes veículos, está equivocado. Segundo relato de ciclistas, o grande pesadelo nas ruas da cidade e nas estradas, são os carros de passeio, que cometem as maiores atrocidades no trânsito. Eles  sofrem diariamente com um trânsito caótico, e com total falta de infraestrutura. O poder público não criou meios para uma maior locomoção; com isso, com o aumento de bicicletas circulando pela cidade, também aumentam os riscos de acidentes.

Na visão de um dos ciclistas mais experientes de Colatina, Jaílson de Castro, que possui um  canal no Youtube, Pedalares, que dá dicas e orientações aos ciclistas, além do trânsito, tem também toda a falta de infraestrutura. Segundo ele as ciclovias construídas em Colatina não levam a nada nem a lugar nenhum, e já deveriam ter sido providenciadas condições para que esse meio de locomoção fosse  mais utilizado.

Jaílson de Castro também diz que as poucas ciclovias que existem são constantemente utilizadas pelos pedestres para caminhar, correr, andar de patins quando deveriam ser exclusivas para ciclistas .

Não houve investimentos significativos em ciclovias. Mas para os ciclistas e para os  que gostariam de aderir a esse meio de locomoção, não faltam ideias para percursos e construções de ciclovias na cidade.

Uma grande parte da cidade é plana, com isso suporta a construção de ciclovias. Exemplos como Ciclovia Carlos Germano Naumann-Vila Lenira, Ciclovia Honório Fraga- Santa Helena, Ciclovia Colatina Velha- Luiz Iglesias são sonhos do ciclista colatinense.

Segundo o Engenheiro de Trânsito, Augusto Lírio Santos. não há construção de ciclovias sem estrangulamento do trânsito, principalmente numa cidade que não foi projetada como Colatina. Por isso, é uma questão de prioridade do Poder Público.

Mesmo sem ciclovias, adequações necessárias no Código de Trânsito e uma topografia que não contribui, o colatinense continua investindo cada vez mais na compra de bicicletas e torcendo para que a administração municipal entenda a necessidade de transportes alternativos em Colatina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido