Empreendimento com investimento de 25 milhões está parado há 18 meses por possível falta de agilidade de Prefeitura de Colatina

O Brasil vive um momento de recessão em praticamente todos os municípios da federação. O desemprego atinge quase 13 milhões de pessoas, a informalidade ultrapassa 18 milhões. Isso significa que é momento do poder público, encontrar alternativas para amenizar a falta de investimento em todos os setores. Em Colatina não é diferente; vários setores estão em recessão e se fazem necessárias atitudes eficazes por parte dos governantes.

Na ultima sessão da Câmara Municipal foi demonstrado às dificuldades que dois empreendimentos estão tendo para conseguir se estabelecer no município e construir seus imóveis. Segundo o Vereador Renan Bragatto existem dois empreendimentos e ambos esperam 18 meses cada por licenças e alvarás.  

Segundo informações extra-oficiais mudanças na direção da Pasta que trata da questão está causando grande parte dessa demora, pois o Secretário que sucede não dá continuidade ao trabalho do que saiu. Com isso todo o processo não tem continuidade e recomeça do início.

Um dos empreendimentos será um Edifício Comercial com 130 salas. O investimento será de aproximadamente 25 milhões de reais o que impulsionaria a geração empregos, aquecimento no comercio diretamente ligado a construção civil, e consequentemente  traria divisas para o município. Um outro empreendimento será um Polo Industrial. O local escolhido é próximo ao Shopping Moda Brasil. 250 lotes destinados a instalações empresarias.

Além da espera de 18 meses, um licenciamento exigido pela administração do município, segundo o Vereador, é o IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional) tendo o objetivo de analisar se a na região resquícios de cultura ou fosseis históricos. Somente a contratação de um Arqueólogo para a prestação do serviço o valor estipulado é de 60 mil reais. 

Empresários ressaltam que há tempos acontece  a morosidade do poder público municipal nestas questões de licenciamentos, alvarás e trâmite documental. Empreendedores do município dizem que é um gargalo que não se resolve e com isso a cidade perde poder de crescimento e competitividade.

A dinâmica das cidades da região em captar empresas e manter as já existentes estão cada vez mais eficazes. Profissionais de mercado estão sendo contratados por administrações municipais para “vender” o que as cidades têm de melhor para convencer as empresas a se instalarem e é importante que Colatina se adapte aos novos tempos.

O jornalismo do ES-FALA entrou em contato com o setor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Colatina e nos foi informado que por motivo de luto familiar do secretário Juliano Torezani da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) não poderia ser contactado e que em breve daria a versão da administração sobre o assunto.

Redação: ES-FALA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido