Incêndio em vegetação. Bombeiros apagaram fogo após cinco horas de intenso trabalho

Em Colatina e região neste mês de julho a setembro é considerado crítico por causa da seca e, em consequência disso, torna-se grande o risco de queimadas, principalmente em lavouras e propriedades rurais. Portanto, é importante discutir esse tema conscientizando a população e o produtor rural dos cuidados a serem tomados diante dessa situação. 

O Corpo de Bombeiros de Colatina registrou nesta terça-feira (02),por volta das 14 horas, uma ocorrência de fogo em vegetação, em uma fazenda , localizada na comunidade de Roda Dágua, próximo ao trevo do município de Pancas, de propriedade da Mineradora Sabadini.

A propriedade produz Café, Eucalipto e Palmito Pupunha.

O incêndio, segundo as informações, começou numa plantação de eucalipto e se espalhou sendo controlado depois de 5 horas. Os bombeiros retornaram ao quartel no Bairro Carlos Germano Naumann às 19 horas.

É importante ressaltar que além do prejuízo econômico, por destruir áreas produtivas, pode provocar danos ambientais com a morte de animais silvestres, destruição de matas nativas, alteração da paisagem, erosão do solo, riscos às rodovias, dentre outros prejuízos. E a ausência da vegetação nativa nos cursos d’água acarreta a perda na qualidade e quantidade hídrica. Sendo o Cerrado o berço das águas, devido suas inúmeras nascentes e formadora das principais bacias hidrográficas, esse bioma merece atenção e cuidados especiais na sua proteção.

Em Colatina e região é comum ver pessoas fazendo queimadas indiscriminadamente, mas existe uma legislação vigente, informações sobre os riscos de incêndios, criação de brigadas e ações preventivas, sobretudo em período de seca, são cuidados essenciais para evitar que o fogo fuja de controle. A redução dos riscos de incêndios pode ser feita de diferentes maneiras, uma delas é a construção e manutenção de aceiros, uma faixa livre de vegetação que deve ser mantida limpa e trafegável, entre divisas de propriedades e principalmente entre lavouras e áreas de vegetação nativa. É importante também a manutenção das margens das rodovias (faixas de domínio) que são de responsabilidade do poder público, para evitar que incêndios acabem ocasionando acidentes terríveis nas estradas.          

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido