Golpe de 60 mil: Delegado diz que, tanto comprador quanto vendedor, são vítimas de uma rede criminosa nacional. Entenda o golpe

Um caso no mínimo intrigante aconteceu nesta semana entre moradores de Colatina e a cidade vizinha Pancas. No início da semana a Polícia Civil registrou uma ocorrência em que uma pessoa, que mora em Colatina, e que não teve o nome divulgado, teria sido vítima de estelionatários.

Segundo as informações, a vítima relatou que viu na OLX (empresa global de comércio eletrônico), o anúncio da venda  de um veículo Ford Ranger ano 2014/2015, pelo valor de  65.500,00 (Sessenta e cinco mil e quinhentos reais), e que se interessou pelo carro. Entrou em contato e combinou com o vendedor, um tal Cléber, em pagar 62.000,00 (Sessenta e dois mil reais) pelo produto.

A vítima foi orientada a ir até o município de Pancas e procurar um tal Dionísio que seria o proprietário da Ford Ranger. Localizou Dionísio, viu, testou e gostou do veículo. Dionísio, então, levou a vítima até uma mulher identificada por Juarana L.S.G (o carro estava registrado no Detran-ES, em nome dela, e os três foram até o cartório de Pancas para proceder a transferência do carro.

Tudo acertado, a vítima voltou a Colatina, e na Caixa Econômica de São Silvano, transferiu a quantia de 60.000,00 (Sessenta mil reais) para a conta de Bianca Caroline de Freitas, ligando então para Dionísio informando da realização da transferência, e esperando para a entrega do produto. Dionísio não apareceu em Colatina para entregar a Ford Ranger. O gerente da Caixa disse a vítima que ela poderia ter caído num golpe.

Algum tempo depois  a vítima foi informada que  a pessoa de nome Bianca, na conta bancária em que a vítima havia transferido os sessenta mil reais, havia sacado na Caixa Econômica de Blumenau, Santa Catarina, a quantia de  23 mil reais. O gerente disse à vítima que iria  tentar bloquear os outros 37 mil até a próxima segunda feira (19).

Tudo estaria resolvido se as pessoas citadas pela vítima, os vendedores da Caminhonete Ranger, não fossem pessoas idôneas e respeitadas no município de Pancas; que quando souberam da denúncia  junto a Polícia Civil de Colatina, imediatamente foram também registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Pancas. Com isso uma nova versão dos fatos surgiu. Dionízio L., esteve na Delegacia de Pancas para registrar que manteve uma negociação de um veículo que pertence a  Juarana L.S.G, via internet  e telefone 27 9 97XX XX40 com uma pessoa que se  identificou como ‘’Clebis’’ e que ficou  combinado que o seu cunhado iria buscar o carro e fechar o negócio. No dia compareceu outra pessoa  que se identificou como Elton J. A e uma segunda pessoa não identificada. E este após concluir a parte burocrática  disse que só entregaria o veículo após o dinheiro cair na conta, o que não ocorreu.

Elton de Tal teria vindo para Colatina dizendo que iria agilizar a transferência  e solicitou por telefone que o carro fosse trazido a Colatina o que não foi feito, pois, o valor combinado não caiu na conta; então  foi solicitado a transferência feita em cartório.

A reportagem do Portal de Notícias ES-FALA foi em busca de respostas para saber quem verdadeiramente seria a vítima nesse drama vivido está semana por cidadãos de Colatina e Pancas. A resposta do delegado responsável pelos crimes relacionados contra o patrimônio Dr João Seidel Junior, foi que tanto vendedor como comprador são vítimas da armadilha de um estelionatário. E contou para nossa reportagem como agiram neste golpe. Segundo delegado, um cidadão normal anuncia um caro no site de vendas OLX. Ao perceber, o estelionatário se interessa e entra em contato. O marginal diz que quer fechar negócio; com isso acontece a negociação do valor do veículo. Ao fechar o negócio o estelionatário diz para o vendedor retirar o carro do anúncio pois o negócio está fechado.

Com a certeza de um negócio vantajoso já está definido o vendedor retira o carro do anuncio. Com a certeza da retirada do anúncio o estelionatário anuncia o automóvel com um valor bem mais em conta. Com um preço bem mais acessível do que o normal, não faltam compradores querendo fazer um excelente negócio.

Ai tem início uma artimanha que é arquitetada e que ocorre nos dias de hoje em todo o território nacional. O estelionatário diz que o automóvel está com uma pessoa que lhe deve dinheiro, por isso está vendendo o carro mais barato para quitar as dividas com ele. Mas faz um pedido, para que não comente nada com o devedor, pois são amigos e não quer constrangê-lo. Ao mesmo tempo liga para o comprador e diz que mandará um parente ao encontro do vendedor mas é para não comentar detalhes da venda.

A vontade de comprar um carro mais barato do que está no mercado e o outro de vender, faz com que realmente nenhum dos dois conversem entre si sobre a compra com detalhes, pois ambos querem fechar o negócio e ter vantagens na negociação. O comprador deposita o dinheiro na conta que o estelionatário fornece, com isso vão no cartório e fazem a transferência de compra e venda e somente percebem que caíram em um golpe horas depois.

Segundo o Delegado Dr João Seidel Junior “aconteceram outros casos em nossa região, envolvendo valores de automóveis que custam  quase 200 mil reais”. O Delegado orienta que é necessário conversar muito na negociação, pois a artimanha dos estelionatários é cada vez maior. Outro ponto é se atentar aos detalhes das negociações pois quanto mais informações maior a probabilidade de fracasso por parte dos marginais.

A polícia junto a operadora de telefonia móvel requer informações sobre o titular da linha telefônica, questiona o site de vendas OLX, quem fez o cadastro para tentar encontrar os caminhos para a resolução do golpe. Segundo a autoridade os estelionatários no final do processo ainda ligam para o comprador e relata que sofreu um golpe. Tamanha audácia dos marginais espalhados por todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido