Onça-parda encontrada em Baixo Guandu é levada de helicóptero para Sooretama

Uma Onça-parda adulta surpreendeu a auxiliar de laboratório Elizabeth Ceiveres, de 49 anos, que levou um grande susto na manhã desta sexta-feira (23), ao ver o felino no quintal de sua residência localizada no bairro Valparaíso, próximo à Escola João Júlio Cardoso, em Baixo Guandu, na região noroeste do Espírito Santo.

O animal foi encontrado por volta das 5h30 desta sexta-feira (23). Segundo a moradora, ao levantar abriu as janelas e as portas da casa, depois ouvi um barulho vindo do fundo do quintal. Uma amiga dormiu aqui em casa e, quando ela levantou para trabalhar, viu o animal pela janela. Ela me chamou e disse: ‘Isso não é gato, não’. Quando pensa que não, é uma onça!”, contou Elizabeth.

O chefe da Defesa Civil Municipal, Sandro Brandião, está no local desde o início da manhã e tomou todas as providências para resguardar a segurança dos moradores, incluindo os alunos da escola João Júlio Cardoso, cujos portões estão trancados. Sandro disse que se trata de uma onça-parda adulta, com mais de 40 quilos, e todos os cuidados estão sendo tomados para que o animal seja capturado com segurança.

A Operação contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), Núcleo de Operações e Transportes Aéreo – NOTAer, Defesa Civil e Secretarias municipais, que conseguiram capturar a onça-parda por volta das 14h20min por meio do uso de dardos tranquilizadores. O felino foi transportado pelo Núcleo de Operações e Transportes Aéreo para a Reserva de Sooretama, no Norte do Estado.

O felino será monitorado através de um microchip. A onça-parda está sadia e é do sexo masculino, pesa 38 Kg e tem entre dois e três anos.

Fonte: Portal Gundu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido