Óleo chega ao litoral capixaba e poderá atingir as praias mais frequentadas pelos colatinenses

Em comunicado oficial, a Marinha do Brasil, divulgou na noite desta sexta-feira (8), que o óleo chegou em fragmentos nas prais capixabas do norte do Estado, e as amostras da substância foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar (IEAPM), que confirmou ser o mesmo óleo encontrado na região Nordeste. Um Destacamento Operativo com 75 Fuzileiros Navais está no local.

As praias mais frequentadas pelos colatinenses também correm o risco de serem atingidas pelo óleo. Os principais destinos dos colatinenses e moradores da região noroeste são as prais de Nova Almeida (Serra), Praia Grande (Fundão), Barra do Sahy (Aracruz), Pontal do Ipiranga (Linhares), Jacaraípe (Serra), Guarapari e as praias de Vitória e Vila Velha.  

O Comitê Preparatório de Crise no Espírito Santo já montou as equipes que cuidarão da limpeza das praias e da preservação dos manguezais. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEAMA), as equipes que atuarão nas praias são compostas por técnicos do governo do estado e órgãos federais, além de técnicos do Município de Conceição da Barra, cujo litoral  foi o primeiro a ser afetado pelo problema.

A Prefeitura de Aracruz, cujas praias são uns dos principais destinos dos colatinenses como a Praia de Barra do Sahy, Praia de Putiri, Praia dos Padres, Praia de Coqueiral e Praia de Santa Cruz, considerando a real possibilidade do óleo chegar ao município, já deu início a uma estruturação para criar um Plano de Ação e instituir um gabinete de crise.  

Por meio de uma parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) foi realizado, um treinamento para os servidores de Aracruz e de Fundão, município do litoral de Praia Grande.

Essa capacitação se faz necessária, em um primeiro momento, para a atuação no recolhimento do óleo, pois trata-se de uma operação que envolve muitos riscos de intoxicação. A complexidade deste trabalho requer muito treinamento, pois segundo técnicos quanto mais diluído o óleo maior o grau de uma possível contaminação.

A Prefeitura da Serra, que é responsável pelos cuidados das Praias de Nova Almeida e Jacaraípe entre outras, também se organiza para a possível chegada do óleo que já chegou na Praia de Guriri.

Foto ilustrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido