População e entidades se preparam para protestar contra o aumento salarial e a criação do 13º pelos vereadores de Colatina

Em Colatina, vários setores estão discutindo aumento salarial de 70% e  a criação do décimo terceiro salário para vereador, prefeito e vice. Essa ação dos vereadores causou uma reação que está se transformando em uma onda de insatisfação que a cada momento, ganha mais força. Das redes sociais aos bares, das residências às as ruas, dos populares à sociedade organizada, não se fala em outro assunto que não seja o polêmico projeto de aumento salarial dos vereadores e o anseio de uma manifestação em protesto contra essa votação.

As manifestações nas ruas surgem a todo o momento, nas filas de lotéricas, pontos de ônibus, todos falando o que pensam e no consenso geral a reação é de indignação. Há vários relatos de pessoas que pretendem ir até a Câmara de Vereadores de Colatina para demonstrar o seu repúdio aos vereadores do município que votaram o próprio aumento salarial.  

Mas a onda passou a tomar maior proporção, pois os movimentos sindicais de Colatina irão participar da manifestação que está sendo alinhada nas redes sociais. Os sindicatos iniciam a preparação para participar do movimento e começam a convocar os seus representados. O primeiro a se manifestar foi o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Colatina (SISPMC). A presidente do sindicato Eliane de Fátima Inácio diz que na terça-feira (19) houve uma reunião junto a classe trabalhadora que o sindicato representa e foi definido o ato de repúdio. ” Os vereadores de Colatina se dão um aumento de 70% e criam o décimo terceiro salário, na calada da noite, para eles e momentos antes eles votam uma aumento salarial de 5% para o funcionalismo. Estamos convidando a classe trabalhadora para demonstrar sua indignação”. afirma Eliane.

Outros sindicatos em Colatina estão se organizando para participarem do ato contra a postura e ação dos vereadores. Os Sindicato dos Bancários através de sua presidente, Gorete Barone, garantiu presença nas manifestações. Gorete destaca o porquê da participação do sindicato: ” Por ser um contra senso, uma falta de respeito com a sociedade e principalmente com seus próprios eleitores. Falta de zelo com a coisa pública. Observe o aumento que foi dado para os funcionários públicos da PMC”. Da mesma forma, o representante da Inter Sindical da Classe Trabalhadora, Idelmar Casagrande, diz que estão se mobilizando porque essa atitude dos vereadores é uma afronta ao povo trabalhador. 

Os dias que antecedem a próxima sessão da Câmara Municipal de Colatina serão cruciais para determinar o tamanho da manifestação e se ela alcançará seu objetivo. Os vereadores por sua vez deverão trabalhar na sessão os argumentos necessários para mostrar o porquê da decisão do aumento salarial e a da criação do décimo terceiro salário. Ambas as partes, estarão lançando seus argumentos, dentro de um princípio democrático em que a população e seus representantes poderão exercer a sua cidadania ordeiramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido