Ação social em Colatina, neste domingo (1), a partir das 17 horas. Um dia de luta contra o câncer

Com o lema “troque o medo por esperança” acontecerá neste domingo (1) um dia de luta contra o câncer. O evento tem início às 17 horas e ocupará a área verde da Avenida Beira Rio. Vários profissionais da área da saúde estarão reunidores para dar atendimento gratuito para os presentes que tenham interesse de participar.

Entre as ações ocorrerá atendimento médico com orientações e esclarecimento para o combate ao câncer, exercícios aeróbicos e Quick Massage. Um dos momentos mais aguardados será a prática de meditação com o Dr. Miguel Veiga. Essa prática meditativa de atenção plena são para as pessoas apreenderem as técnicas respiratórias e de controle do stress e ansiedade.

Com o foco voltado entorno do tema, a coordenação do evento preparou uma oficina de design de sobrancelhas e um local específico para solicitação de mamografia e testes rápidos.  

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou números do estudo “Estimativa 2019 de Incidência de Câncer no Brasil”. O documento aponta o registro de 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e em 2019.

O câncer de pele não melanoma, o mais frequente do país, deve chegar a 165 mil novos casos diagnosticados. Já no âmbito da saúde da mulher, o câncer de mama terá 59 mil ocorrências, enquanto que o de colo de útero, 16 mil. O câncer de intestino em mulheres também alcançará a marca de 19 mil casos, nos homens, 17 mil.

Para os homens, a neoplasia na próstata terá um aumento com o registro de 68 mil pessoas. O segundo lugar é o câncer de pulmão, com 18 mil pacientes.

As regiões sul e sudeste terão mais tumores de intestino. Já nas regiões norte e nordeste, o maior número de ocorrências será no estômago, além de uma grande incidência da doença no colo do útero.

Em 2019, os homens terão mais casos de câncer, cerca de 300 mil a mais, enquanto que nas mulheres, o número é um pouco inferior, 282 mil.

Os números são alarmantes e vale a pena o colatinense aproveitar oportunidades como essa ação social que ocorrerá a partir das 17 horas no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido