Governo do Estado assina ordem de elaboração de projeto para uma das obras mais importantes para Colatina. O investimento será de 36 milhões

O Governo do Estado do Espirito Santo deu um importantíssimo passo para resolver um dos maiores problemas existentes no município de Colatina: as enchentes decorrentes das cheias dos Córregos do Ouro e São Silvano. Um transtorno que tende a acabar até 2021, um sonho dos bairros mais populosos de Colatina e uma das principais vias ocupadas por várias empresas do município.

A assinatura da Ordem de Serviço para elaboração do Projeto das Obras de Macrodrenagem da Rodovia do Café, ocorreu na última semana na sede da Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Programas Urbanos. 

O Programa vai contemplar cinco (5) estruturas de amortecimento de cheias que tem objetivo de evitar que a água resultante de alagamentos chegue com muita velocidade ao Córrego São Silvano, além de três (3) quilômetros de galerias e um (1) Parque Linear que vai ser feito nas proximidades da Metalosa.

As ações são integrantes da parte macro do Programa que depois de executado e finalizado vai criar benefícios de segurança para empresas instaladas nos bairros São Silvano e Carlos Germano Naumann, além da valorização de toda a região.

De acordo com o estudo hidrológico feito para o planejamento, as galerias subterrâneas e os barramentos de contenção vão diminuir o volume de água que, ao longo dos anos, tem provocado transtornos aos moradores locais. Isso vai melhorar e muito a qualidade de vida das pessoas, inclusive a mobilidade urbana local.

Moradores que sofrem há décadas com o problema quando chove mais intensamente tendo, inclusive, muitos deles, perdido desde bens móveis até automóveis com os alagamentos no bairro Carlos Germano Naumann, ressaltam que será a realização do maior desejo da comunidade e dos empresários e comerciantes do local. 

Alcir Quintana, morador do Bairro por décadas, diz: “Já vi famílias inteiras perderem tudo de uma hora pra outra. Com a obra esse pesadelo vai acabar, se Deus quiser”.   

Segundo o Ex- Presidente da Câmara Municipal de Colatina Zequinha Giacomim, que teve importante papel na luta pela conquista da macrodrenagem, no decorrer dos anos, relata: “Esse é um desejo de anos desta comunidade. Isso significa qualidade de vida para a comunidade do Carlos Germano Naumann”.

A Ordem de Serviço para contratação do Projeto Executivo da Macrodrenagem do Córrego São Silvano vai ser de vital importância para o município”, afirmou Marcus Vicente, secretário de Estado de Saneamento,  Habitação  e Programas Urbanos.  O secretário informou ainda que a licitação para execução da obra deverá ser aberta após a entrega do projeto. “Se tudo ocorrer conforme nós estamos planejando, a obra de macrodrenagem deve começar em março de 2020 e ser finalizada em 2021 custando R$ 36 milhões de reais”, finalizou Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido