Ex-jogador Edmilson Ratinho, revelado pelo Colatina em 1990, fala sobre a carreira e objetivos como empresário esportivo

Nascido em Santa Teresa e revelado pela Associação Atlética Colatina, cidade onde morava já vários anos, onde iniciou a sua carreira em 1990 e encerrou no CTE em 2007. Ratinho foi tricampeão português e passou por vários clubes europeus, participou de 4 Liga dos Campeões (Champion League) e uma UEFA. Têm um trabalho com futebol como dirigente do Espírito Santo Sociedade Esportiva (Esse), no Centro de Treinamento Edmilson com categorias de base. Seu plano agora é expandir as ações para a região centro serrana, abrindo um núcleo em Santa Teresa visando revelar talentos locais. 

Repórter – Sabemos que você é um jogador que fez história no futebol europeu e trouxe honra ao futebol capixaba e até hoje se dedica em revelar craques no futebol. Você nasceu onde precisamente?
Edmilson Pimenta (Ratinho) –
 Nasci em São Paulo do Rio Perdido, distrito de Várzea Alegre em Santa Teresa,

Repórter – Onde começou sua carreira como jogador de futebol?
Ratinho –
 Na Associação Atlética de Colatina, vim pra cá muito novo e comecei a jogar. Depois fui para o Democrata de Governador Valadares. Em 1993 recebi convites de clubes europeus da 2ª divisão. Fui para o Nacional da Ilha da Madeira de Portugal. Daí surgiram interesses de clubes da primeira divisão, fui para o Salgueiros. 

Repórter– Qual foi sua melhor campanha na Europa?
Ratinho –
 Foi exatamente no início da carreira, quando comecei a jogar no Sport e Comércio Salgueiros, onde fiz um bom campeonato. Foi meu auge, fiz 15 gols na temporada. Surgiram então propostas de vários clubes, como o Porto que era o atual campeão português.

Repórter – Quais os clubes que você atuou?
Ratinho –
 Associação Atlética colatina, Democratas de Valadares, Nacional da Ilha da Madeira, Salgueiros, Sporting de Portugal, F. C. Porto, Paris San German (PSG). Joguei também pelo Palmeiras e clubes da Noruega e da Bélgica.

Repórter – Quais os títulos que você conquistou na Europa?
Ratinho – 
Atualmente sou tricampeão português com 2 títulos pelo Porto, tenho uma taça de campeão pelo Paris San German (PSG) e uma taça da Liga da França, uma taça do campeonato português pelo Salgueiros, e participações em 4 League Champion (Liga dos Campeões) e uma UEFA.

Repórter – Você possui um trabalho de formação no futebol capixaba.
Ratinho –
 Sim. Desde então tenho me dedicado à função de dirigente esportivo, CTE (Centro de Treinamento Edmilson) fundado há 21 anos, campeão da Série B em 2002 e filiado à Federação de Futebol do Espírito Santo, que posteriormente viria a se tornar o Espírito Santo Sociedade Esportiva, (Esse).


Edmilson Ratinho finaliza a conversa com o repórter falando da parceria que possui com o time da cidade de Santa Tereza: “Temos uma parceria com o Delta que é uma equipe tradicional de Santa Teresa, como filho da cidade, que têm revelado muitos jogadores, exemplo do nosso maior ícone, o Fontana que jogou na seleção brasileira, Dedé, Sávio e eu mesmo. Isso é um incentivo para essa parceria com o Delta, para que jogadores da região tenham uma chance de ter acesso a um futebol profissional com a extensão do Centro de Treinamento Edmilson em Santa Teresa. Estou motivado, nesse momento o Delta vem fazendo excelente campanha com os diretores do Clube, Vander, Eleandro. Esperamos fazer um bom trabalho bom campeonato e participar em várias categorias sub 13, 15 17, 20 para bem representar o nome de Santa”. Teresa. 

Fonte: STN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido